11/04/2016

Projeto Hábitos de Estudo

Srs. pais e/ou responsáveis,

O Serviço de Orientação Educacional (SOE) iniciará o projeto Hábitos de Estudo com os estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. O objetivo será viabilizar a construção de hábitos de estudo na rotina diária dos estudantes buscando, bem como o interesse pelos componentes curriculares, estimular o processo de construção do conhecimento, favorecer a responsabilidade com os estudos e diminuir a quantidade de carimbos de aviso* na agenda.

O projeto será dividido em  etapas:

1ª etapa: Encontro com os estudantes no auditório da escola para apresentação de técnicas de hábitos de estudo, salientando a importância de sanarem suas dúvidas e terem persistência e compromisso com os estudos.

2ª etapa: Com o auxílio da Orientadora, os estudantes preencherão a tabela de ROTINA SEMANAL para facilitar o planejamento diário. Nesta constarão a organização dos horários de cada atividade, o horário para os estudos e demais atividades que a criança faz quando não está no colégio. A moldura será feita em sala e após o preencimento da tabela esta será enviada para casa para ser fixada no local escolhido para estudo.

3ª etapa: Às sextas-feiras, as educadoras colarão o adesivo de incentivo na agenda de acordo com a quantidade de carimbos recebidos durante a semana.

• O estudante que não tiver nenhum carimbo receberá o adesivo azul (“Você conseguiu!”).
  • Aquele que ganhar 1 (um) carimbo receberá o adesivo amarelo (“Bom esforço!”).
  • Quem tiver mais de 2 (dois) carimbos na agenda receberá o adesivo branco (“Você pode melhorar!”).

Será feita uma planilha de desempenho a partir do primeiro dia do projeto para que seja registrado o desenvolvimento dos estudantes.

Os discentes receberão como lembrança um kit contendo um folder com dicas de estudo e uma placa de maçaneta “Lassalista estudando” para colocar na porta do local de estudo.

É extremamente necessário o acompanhamento e envolvimento das famílias para que os estudantes se organizem e cumpram com a planilha. Acreditamos que consolidando a parceria entre escola e família o sucesso acadêmico acontecerá.

*Os carimbos de avisos serão aplicados quando o estudante não trouxer algum material ou tarefa (inclusive as incompletas).

Ariela Farias

Orientação Educacional