31/03/2016

Ciranda da Leitura - 3º ano

Srs. pais e/ou responsáveis,

Buscando, cada vez mais resultados positivos e significativos para nossos estudantes, neste ano, optamos por não adotar livros dos Componentes Curriculares de História, Geografia e Ciências para o 1º ciclo (1º ao 3º ano). Decisão esta, parametrada pelas diretrizes, Habilidades e Competências do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), fazendo com que o currículo ganhe flexibilidade e abertura, um vez que os temas podem ser frisados e contextualizados de acordo com as diferentes realidades locais, além da possibilidade de inclusão de temas da atualidade. Atrelamos à esta proposta, os livros da Ciranda da Leitura e as crianças receberão quatro exemplares, que serão trabalhados no decorrer do ano letivo. Exploraremos os conteúdos com fichas e avaliações contextualizadas, murais, produções de texto, visitas de autores dentre outros. No dia 11/03 (sexta-feira), enviamos o primeiro título, para que as famílias acompanhem o projeto.

Os estudantes também visitam semanalmente a biblioteca, alugam livros do acervo, que são selecionados para cada faixa etária e participam da CRUZADOTECA, projeto que a biblioteca organiza em parceria com as atividades de Língua Portuguesa.

Cada livro da Ciranda da Leitura subsidiará um bloco de conteúdos. Segue o cronograma do 1º trimestre:

Ao longo do ano, enviaremos a proposta interdisciplinar para cada trimestre. Contamos com o apoio das famílias na sistematização dos trabalhos enviados para casa e na participação sempre que for necessário. Assim, nosso projeto será um sucesso!

Supervisão/Coordenação Pedagógica

Eliana Pinheiro e Marislene Pereira