Srs. pais e/ou responsáveis,
A disciplina Produção de Texto ganhou, neste ano de 2016, um tratamento específico na Escola La Salle de Águas Claras.
Visando ampliar e assegurar às nossas crianças a qualidade da produção textual, o trabalho tem como objetivo primordial promover resultados significativos que evitem a resistência e a inibição na prática da leitura e escrita causando insucesso no aproveitamento escolar.
O nosso Projeto Político Pedagógico compromete-se com a formação de cidadãos críticos e atuantes e, para que obtenhamos resultados expressivos, em especial, na área das linguagens demos uma especial atenção ao trabalho com gêneros textuais, visto que todos os processos avaliativos vindouros contemplam essa prática devido aos avanços científicos no campo da linguística. Sentimo-nos na obrigação de estar em consonância com esse processo evolutivo, visto que, embora se apresentem como exímios falantes, muitas crianças não conseguiam expor suas ideias e ficavam extremamente desconfortáveis e inseguras ao precisar transmitir uma mensagem escrita.
A escola La Salle de Águas Claras é pioneira, no que tange contratar uma equipe especialista na área de Língua Portuguesa, e ao acrescentar uma aula específica, com profissional especializado para desenvolver a competência escrita no Ensino Fundamental I, pois acredita que é nesta fase que se consolida o alicerce que estrutura o trabalho com as linguagens, conforme recomendam os Parâmetros Curriculares de Ensino. É um trabalho que está em fase inicial, mas, aos poucos, já observamos o envolvimento e a desmistificação das crianças em relação a produzir textos.
O processo avaliativo continua vinculado ao trabalho desenvolvido junto às professoras regentes e as avaliações de produção textual ocorrerão ao final das apresentações dos gêneros textuais selecionados para cada ano, pelas professoras de produção textual. Portanto, é imprescindível que cada estudante realize as atividades propostas, pois estas compõem um procedimento específico que lhes darão respaldo e segurança na conclusão do processo e na realização das duas produções avaliativas que serão aplicadas por trimestre.
Sabendo que a escrita não se dissocia da leitura, contamos com a parceria da família, corroborando com a nossa prática, ao propiciar ao (s) seu (s) filho (s) momentos de leitura, abordando os mais diversos assuntos de acordo com a faixa etária de cada um. Nossas crianças precisam ter uma visão ampliada, no que diz respeito à “leitura de mundo” para sentirem-se seguras ao expor suas inferências com segurança.
Colocamo-nos à disposição para maiores esclarecimentos caso haja alguma dúvida no trabalho com produção textual.
Educadoras: Ediene de Jesus e Isabela Viana
Produção de Texto