Horário – Pedimos a atenção ao cumprimento dos horários de entrada: 8h (matutino e integral) e 13h40 (vespertino). Nossa tolerância é de 15 minutos, após às 8h15/13h55, o portão será trancado e a entrada será pela sala do SAE (Serviço de Atendimento ao Estudante) para que registremos o atraso. Pedimos a gentileza de não insistirem em entrar com a criança após o tempo de tolerância, pois atrapalharia a rodinha inicial, momento de suma importância para o desenvolvimento dos nossos estudantes. O horário de saída é 12h20 para o matutino, 17h para o integral e 18h para o vespertino, mas sempre abrimos os portões 5 minutos mais cedo para facilitar o trânsito.
Plantões: Destinados às famílias QUE NÃO PODEM estar na oração com as crianças ou buscá-las após o imediato término das aulas.
Plantões de entrada: |
Plantões de saída |
Plantão de saída Integral |
7h20 às 8h /13h às 13h40 |
12h20 às 13h/18h às 18h30 |
17h às 17h30 |
AS CRIANÇAS SERÃO ENCAMINHADAS À GUARITA APÓS OS PLANTÕES DE SAÍDA E ESTE SERVIÇO SERÁ COBRADO (CONFORME CONTRATO).
Saídas antecipadas: O estudante deverá ser retirado só em caso de extrema necessidade, com aviso prévio na agenda para que a professora possa se organizar e com a autorização do SAE, por medida de segurança.
Uniformes/materiais: O uniforme é obrigatório, inclusive o casaco. O uso de sandálias é permitido, porém estas devem ser presas aos pés e SEM SALTO para evitar acidentes. Identifiquem os objetos dos estudantes colocando os nomes completos, pois em caso de perda ficará mais fácil encontrá-los. Verifiquem diariamente se as crianças não estão levando material trocado para casa. Nesse caso, devolvam ao SAE para que possamos entregar aos devidos donos.
Uso da agenda: Lembramos que o uso da agenda facilita nossa comunicação. No entanto, esta deve ser usada somente para cunho pedagógico e não devem ser enviados dinheiro destinado a passeios, lembrancinhas, figurinos e mensalidades, pois os professores não podem se responsabilizar por acertos financeiros que devem ser feitos EXCLUSIVAMENTE pelas famílias.
Medicamentos: Não ministramos medicamentos sem receita médica ou sem o registro dos responsáveis na agenda. Não enviem medicamentos na mochila do estudante. Entreguem pessoalmente à professora ou ao SAE.
Normas Disciplinares: Estão disponíveis no site da escola e foram enviadas às famílias via agenda.
Dia da Família: Por não haver festividades específicas no Dia das Mães e Pais, comemoramos o Dia da Família com divertidas atividades para entreter a todos os membros familiares.
Aniversários na escola: Comemoraremos os aniversários na última sexta-feira de cada mês. Cada turma planejará a “festa” com as educadoras confeccionando mensagens, cartões e lembrancinhas (feitas com sucata) para os aniversariantes. Portanto, não enviem presentes para que possamos valorizar o que foi construído pelos nossos estudantes, pois o evento será uma comemoração feita por eles e para eles. As professoras serão responsáveis por entrar em contato com as famílias dos aniversariantes para que enviem o bolo, pois esta iguaria não pode faltar, não é mesmo? No caso de dois ou mais aniversariantes, a educadora combinará com as famílias destes para trazerem outro tipo de iguaria. Não faremos lanche coletivo, por isso cada criança trará seu lanche de rotina, inclusive os aniversariantes.
Lembrancinhas, doces, saquinhos de COSME E DAMIÃO: Por não sabermos a procedência dos alimentos enviados pelas famílias diretamente para as crianças, o colégio não permite esta distribuição pelos possíveis riscos à saúde dos estudantes, além das questões religiosas envolvidas.
Dia do brinquedo: Consta em nossas normas disciplinares que os estudantes não podem trazer brinquedos para a escola, com exceção da sexta-feira. Tal atividade promove a interação das crianças, estimula a solidariedade, subtrai o egoísmo e ainda promove a aprendizagem em relação a nomes, tamanhos, cores, formas, etc. Porém, pedimos que enviem um brinquedo simples e que caiba na mochila (brinquedos eletrônicos são proibidos). No entanto, observamos que algumas famílias insistem em mandar o brinquedo em outro dia fazendo com que os filhos achem normal fugir da regra da escola. Brinquedos que incitam a violência como revólveres, facas, espadas, bombas, granadas, espingardas, correntes e outros também são proibidos. Salientamos que esse tipo de brinquedo não é saudável para nenhuma criança e favorece brigas e conflitos.
Adereços: Pedimos a atenção das famílias para os adereços com os quais as crianças vêm para a escola, principalmente as meninas (anéis, pulseiras, colares, etc.), pois causam curiosidade e, consequentemente, dispersão da turma e até mesmo acidentes (quando se prendem nos brinquedos do parque), além de ser impossível para a professora ter que se responsabilizar pela supervisão de tantos objetos.
Atendimentos: Segue organograma dos serviços pedagógicos para que os atendimentos sejam realizados pelos setores apropriados.
SCOP – SERVIÇO DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
É responsável pela aplicação da Proposta Pedagógica: metodologias de ensino desenvolvidas na escola, projetos, eventos e aulas-passeio. Supervisiona todo o material pedagógico produzido ou utilizado na instituição, organiza o horário das aulas, gerencia e orienta os educadores e atende os estudantes/famílias quanto ao processo de aprendizagem.
SOE – SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
O SOE, de responsabilidade da Orientadora Educacional, atende os educandos/famílias para a solução de questões de cunho social (comportamental e disciplinar), pois este setor é responsável pela elaboração e cumprimento das Normas Disciplinares da Escola e, quando descumprida alguma delas, cabe à Orientadora Educacional aplicar as devidas sanções. Também desenvolve projetos para os estudantes compreenderem seus direitos, deveres e entra em contato com as famílias para ajudar os estudantes nas relações intra e interpessoais.
À Orientação Educacional cabe a supervisão do SAE – Serviço de Atendimento ao Estudante.
O SAE existe para atender diretamente estudantes e suas famílias. Faz o registro de atrasos e saídas antecipadas, trabalha conflitos comportamentais, aplica notificações, encaminha os estudantes ao SOE, busca os estudantes nas salas, fiscaliza o pátio e salas observando as crianças na acolhida inicial, entra em contato com os pais nas diversas situações: machucados, faltas, uniformes, incidentes e responde pelo SOE quando a orientadora está ausente. Portanto, este setor deve ser procurado para que posteriormente sejam encaminhadas as solicitações das famílias ao setor adequado (SOE ou SCOP).
Esperamos atendê-los cada vez melhor! Sempre que precisarem de auxílio, agendem horário no SAE, pois atendimentos sem hora marcada são inviáveis, uma vez que em nossa rotina escolar temos compromissos como reuniões internas, capacitação do corpo docente, elaboração e correção de documentos, atendimento de estudantes e vários outros afazeres pedagógicos que demandam tempo.
Contamos com a colaboração das famílias.
Eliana Pinheiro, Marislene Pereira e Ariela Farias
Supervisão e Coordenação Pedagógica/ Orientação Educacional