18/05/2015

Projeto de Produção Textual - Escrevivendo

Auxiliar um estudante a escrever com argumentação, fluência e criticamente sobre textos e assuntos variados é uma missão um tanto quanto complexa, mas quando nos referimos à adoção de metodologias criativas e verdadeiramente eficazes para tal objetivo, o desafio de ensinar a escrita se torna um aprendizado.

Pensando nisso, nossa escola está desenvolvendo o projeto de produção de texto Escrevivendo que explorará a linguagem de maneira adequada a seus destinatários, ou seja, capacitará os estudantes a realizarem diferentes registros e de forma coerente com os objetivos de cada gênero textual.

Por acreditar no positivo resultado que a vivência proporciona e para que a aprendizagem se torne mais significativa, o referido projeto propõe que os estudantes conheçam, vivenciem e saibam distinguir os mais variados gêneros textuais para que elaborem suas produções atentando-se ao contexto e à peculiaridade dos textos, além de desenvolverem habilidade com a leitura e escrita por meio de interessantes e descontraídas atividades. As professoras selecionaram poesias, fábulas, histórias em quadrinhos, entrevistas, contos, enfim, muitos tipos de textos para que os estudantes se interessem por meio da contação de história, encenações, recursos audiovisuais, fantoches, fantasias, adereços etc, oportunizando a cada criança melhorar mais e mais a escrita da maneira que elas mais gostam: vivenciando!

Iniciamos o projeto e todo mês as professoras sistematizam o assunto, a cada 15 dias as crianças realizam seus textos. Estas passam os textos a limpo (depois de corrigidos pelas professoras) e os apresentam na data estipulada pelas docentes, as atividades são desenvolvidas em sala e com as famílias.

Para que as crianças cumpram com os prazos, pedimos o constante acompanhamento das famílias em relação ao envio das atividades para que não haja atrasos. Segue a organização do projeto:

ANO

PRODUÇÕES DE TEXTO

2º ano

São realizadas no caderno meia pauta.

3º ano

São realizadas em fichas e enviadas na pasta catálogo.

4º ano

São realizadas em fichas.

5º ano

São realizadas em fichas no caderno de Produção de Texto.

Esta organização é essencial para desenvolvermos o projeto.

Contamos com o apoio das famílias!

Eliana Pinheiro e Marislene Pereira

Supervisão Educativa/ Coordenação