04/05/2015

Projeto Orientação Sexual - ALÉM DOS TABUS

Dia: 05/05/15

Local: Auditório do bloco C

Nossa sociedade tem se tornado conhecida como uma sociedade saturada por sexo. Nunca antes se falou tão abertamente na mídia sobre este assunto. Revistas semanalmente enchem as bancas com discussões e debates - na maioria das vezes de forma extremamente superficial - sobre questões de sexualidade. O culto ao corpo e a liberdade de expressão da sexualidade são temas do cotidiano das telenovelas e filmes.

Todavia, com toda esta avalanche de informações - nem sempre sensatas - ainda trata-se de um assunto tabu dentro das famílias. Existe muito pouco diálogo entre pais e filhos e, quando este acontece, muitas vezes é cheio de códigos e meias-palavras, que mais transtornam a vida dos jovens que esclarecem. Sem contar que a essência do diálogo sobre tal tema deve orbitar em torno de VALORES, o que os pais nem sempre tem claros para si, deixando-se influenciar pelos enlatados da mídia.

A escola tem um papel de extrema importância em relação aos diálogos para a sexualidade visto que orientação sexual deriva também do conceito pedagógico. Abrange o desenvolvimento sexual compreendido como saúde reprodutiva, relações interpessoais, afetividade, imagem corporal, autoestima, autovalorização e relações de gênero. Educação sexual inclui todo o processo informal pelo qual aprendemos sobre a sexualidade ao longo da vida, seja por meio da família, da religião, da comunidade, dos livros ou da mídia.

A sexualidade, no ser humano, possui um longo desenvolvimento e tem seu início desde o nascimento; “Sexualidade não é sinônimo de relação sexual. Sexualidade é a energia que motiva a encontrar o amor, o contato e a intimidade e se expressa na forma de sentir, nos movimentos das pessoas, e como estas tocam e são tocadas”.

Já a família, precisa ter consciência de que ela deve ser a primeira fonte onde seus filhos devem buscar informações que só assim chegarão de maneira clara. Os pais são os principais educadores dos filhos, eles já estão dando um roteiro para a criança de como ser homem ou como ser mulher no mundo. Isso é educação sexual. Quando essa criança cresce, vão surgindo as perguntas e a família precisa estar preparada de uma forma aberta. Isso faz parte do desenvolvimento. Basta o jovem encontrar um espaço em casa para sanar suas angústias, dúvidas e falar sobre o assunto de uma forma que ele se sinta acolhido. Os pais não precisam saber todas as respostas, porque ninguém sabe. Sexo é um tema tabu, é natural ter essa dificuldade. Mas com a família à disposição, o jovem já se vê mais seguro sobre isso.

Nesse sentido, percebendo a necessidade aparente de tratarmos o tema de forma assertiva, preparamos um Projeto que irá abordar as questões relativas à sexualidade de forma orientada e pautada nos conceitos e valores estabelecidos pela nossa escola, bem como alinhadas aos padrões estipulados pelas famílias. Dessa forma, convidamos às famílias a participarem desse primeiro momento, em que estaremos apresentando o Projeto, através da palestra: “Sexualidade além dos tabus”, ministrada pela psicóloga Taise Moraes, que irá realizar orientações, bem como intervenções pontuais nos temas levantados.

Taise Moraes/ Andréa Mascarenhas

Psicóloga/ Orientadora Educacional