12/02/2015

Rotina Escolar - 3º ao 5º Ano

Srs. pais e/ou responsáveis,

É uma satisfação acolher os estudantes e suas famílias no bloco do Ensino Fundamental I!

Lembramos que as tarefas de casa têm um importante papel, pois, por meio delas, os estudantes desenvolvem o senso de responsabilidade e compromisso com suas atribuições escolares. Por isso, a família é a principal responsável por orientar em casa a criança sobre o cumprimento de prazos, uma vez que são os pais quem administram a rotina do estudante fora dos muros da escola para que realizem as atividades solicitadas pelos professores. Porém, cada segmento tem suas especificidades, pois serão pertinentes ao amadurecimento e condições típicas da idade.

Portanto, atentem-se às seguintes orientações:

• Recreio: Disponibilizamos inspetores no pátio para supervisionarem as crianças neste momento. Os estudantes compram seus lanches na cantina e se divertem com as demais, porém ficam divididos por escala nos locais de recreação.
  • Orientamos os estudantes a terem cuidado com seus pertences. No decorrer do desenvolvimento do estudante esta responsabilidade aumenta, uma vez que as crianças já têm a capacidade de tomar conta de seus pertences e responder pela perda destes.
  • As crianças registram bilhetes na agenda, porém as professoras verificam se a escrita está correta para que as famílias não tenham dúvidas sobre o que está registrado.
  • Lembramos que as tarefas de casa têm um importante papel, pois, por meio delas, os estudantes desenvolvem o senso de responsabilidade e compromisso com suas atribuições escolares. Por isso, a família é a principal responsável por orientar em casa a criança sobre o cumprimento de prazos, uma vez que são os pais quem administram a rotina do estudante fora dos muros da escola para que realizem as atividades.

Estejam sempre atentas aos prazos de envio das tarefas, as professoras carimbam as agendas quando não são realizadas as atividades solicitadas pela docente, sejam as de casa ou de sala (quando o estudante está brincando ou resistindo a executá-las). Desta maneira, eles percebem a necessidade do cumprimento de suas atribuições e as famílias ficam mais atentas em auxiliar cada vez mais o estudante para que este saiba da importância de cumprir com suas obrigações. Ressaltamos que 3 (três) carimbos geram uma notificação, conforme as Normas Disciplinares.

• Correção coletiva: Esta atividade oportuniza o estudante a perceber seu erro, consultar o dicionário e realizar a correção. Entretanto, tudo é supervisionado pela docente para que a correção coletiva tenha seu cunho pedagógico alcançado.
  • Avaliações/ Projetos: As crianças são avaliadas formalmente com duas avaliações durante o trimestre e também com os projetos desenvolvidos no decorrer do ano letivo.
  • Agenda:  É um instrumento importante de comunicação entre família e escola, pois é por meio dela que todos os comunicados são encaminhados e atividades direcionadas. Pedimos a gentileza de verificá-la todos os dias, a fim de tomar conhecimento dos acontecimentos da escola. Os comunicados gerais e atividades estarão disponíveis no site (www.lasalle.edu.br/aguasclaras) para que as famílias tenham duas fontes de informação. Solicitamos que preencham os dados pessoais na agenda.
  • Atividades: As tarefas de casa são sinalizadas na agenda. PARCIAL: diariamente / INTEGRAL: 3ºano (2x por semana), 4ºano (3x por semana) e 5º ano (conforme a grade horária).

Contamos com o apoio das famílias para propiciarmos aos estudantes um desenvolvimento acadêmico que refletirá positivamente na vida que atravessa os portões da escola!

Eliana Pinheiro e Marislene Pereira

Supervisão / Coordenação Pedagógica