Nossa escola acredita no efeito positivo que a
correção coletiva causa, sobretudo por se tratar de uma oportunidade que os estudantes têm para identificar o erro, corrigi-lo
e, portanto, assimilar a forma correta de escrita de uma maneira menos exposta
e com interferências mínimas do professor. Porém, faz-se necessário
esclarecer como isso acontece em sala de aula.
Como já informamos no Dia do Encontro, ao corrigir as produções dos estudantes devemos instigá-los a buscar o acerto. Este procedimento visa que as correções nos livros e fichas sejam feitas pelas crianças (com o apoio e visto da educadora para que as atividades não sigam erradas para casa) a fim de que o próprio estudante adquira autonomia para visualizar seu erro. A referida correção não se estende aos cadernos, pois estes serão corrigidos individualmente, uma vez que se tratam de produções pessoais nas quais a educadora apontará os erros, mas de modo a não inibir os estudantes. Cada nível construiu uma legenda para que, a partir dela, sejam feitos os devidos ajustes (vide capas dos cadernos).
Acreditamos que assim as correções se tornem mais significativas no processo de ensino e aprendizagem.
Atenciosamente,
Eliana Pinheiro e Daniela Maurício
Supervisão Educativa/Coordenação Pedagógica