06/05/2016

Abertura da XXXVII Abelíada

Um colorido todo especial tomou conta do gramado do campo do EF, na tarde da última quinta-feira (05/05), durante o Desfile de Abertura da 37ª Abelíada, que em 2016 homenageia os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro. Este, que é o maior evento esportivo de nossa instituição e já faz parte do calendário oficial da escola, foi criado em 1979 com o objetivo de promover o desenvolvimento do cidadão, por meio da integração dos estudantes. A organização fica sempre a cargo do setor de Educação Física, sob a coordenação do prof. Michael Brandt.

No tradicional desfile dos alunos, a placa da XXXVII Abelíada foi carregada pelo estudante Geraldo Ribeiro, do 6º ano, e o Pelotão das Bandeiras contou com a participação de Felipe Biot (bandeira do La Salle Abel) e Matheus Silva (bandeira Olímpica), ambos do 7º ano. Já o Pelotão de Estandartes foi formado pelos alunos Beatriz Gripp e Kevin Moreira, do Ensino Médio, com o estandarte do Futebol; Maria Eduarda Dias e Matheus Gueiros, do 7º ano, com o do Basquete; Lucca Alves, do 8º ano, e Alexia Medeiros, do 7º, com o estandarte do Vôlei; e João Vitor Xavier, do 6º ano, e Catharia Maia, do 7º, com o do Handebol.

A solenidade teve como mestre de cerimônias o prof. Marcio Carneiro. Um momento de espiritualidade foi conduzido pelo coordenador do Serviço de Pastoral, prof. Leonardo Borba. Durante a execução do Hino Nacional, as bandeiras do Brasil, do Rio de Janeiro e da cidade de Niterói foram hasteadas pelo Irmão Marcelo Piantkoski (diretor), por Adriana Seabra (coordenadora do EF I) e por Alexandre Oliveira (supervisor administrativo), respectivamente.

Num dos momentos mais aguardados da tarde, a tocha olímpica desfilou pelo gramado carregada pelas mãos do premiado atleta do Handebol e Handbeach, Luan Mosa. E o acendimento da pira arrancou aplausos, não só dos alunos/atletas, mas das famílias lassalistas que lotaram as arquibancadas e os corredores do colégio.

O juramento, em nome de todos os competidores, foi conduzido pela estudante Thifany de Melo Pio, do 7º ano. Logo após, Irmão Marcelo declarou a abertura oficial dos jogos, seguido pela execução do Hino do La Salle Abel.

Momentos de beleza e descontração também marcaram a solenidade, que contou com dois números de dança das alunas do 5º ano, preparados pela prof.ª Berenice Martins.

Durante os meses de maio e junho, 18 modalidades esportivas serão disputadas pelos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio (desde 2013 a Abelída também foi estendida ao EM).