03/05/2016

Palestra sobre São João Batista de La Salle

Na preparação para a Semana de La Salle, que acontece entre os dias 09 e 13 de maio, as turmas do 8º ano do EF assistiram a uma palestra sobre “La Salle: Da origem à atualidade”, ministrada pelo Irmão Jackson Bentes, na manhã desta terça-feira (03/05), no Teatro Abel. A palestra constituiu a primeira parte da Avaliação Livre – AL (2º período), atividade integrada entre as disciplinas de História, Geografia e Ensino Religioso.

Na ocasião, Ir. Jackson apresentou a história de nosso santo fundador, São João Batista de La Salle. Sacerdote e educador francês, do século XVII, ele nasceu em Reims, no dia 30 de abril de 1651, mesma cidade onde criou a Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs, também conhecidos por Irmãos Lassalistas.

La Salle contribuiu para o surgimento da “civilização escolarizada”, defendendo a obrigatoriedade do ensino também para as classes populares, possibilitando o acesso gratuito universal e cooperando para a melhoria da educação. Em 15 de maio de 1950, foi declarado Patrono dos Educadores, pelo Papa Pio XII.

Durante a palestra, os alunos Maria e Lucas, do 8º ano E, foram convidados a participar, lendo alguns trechos da história de La Salle. Ao fim, foi aberto um espaço para as perguntas dos demais estudantes. E a próxima etapa da AL será a realização de algumas atividades, que irão culminar em uma exposição para a Semana de La Salle.