19/04/2016

Missa em intenção ao Irmão Hilário

Mesmo distante, a Comunidade Educativa da Rede La Salle em Niterói (RJ) se despediu de nosso querido Irmão Hilário, durante uma missa celebrada na manhã desta terça-feira (19/04), na capela do Ensino Fundamental. Irmãos, professores, funcionários e estudantes marcaram presença ao momento de oração, conduzido por nosso capelão, Pe. Antônio Sobrinho.

Alberto Giuseppe Sgarbi, mais conhecido como Irmão Hilário, faleceu na noite do último domingo, aos 85 anos, na Casa Nossa Senhora da Estrela, em Porto Alegre (RS), onde morava atualmente.

Nosso querido IRMÃO HILÁRIO

Nasceu em 18 de março de 1931, na cidade de General Osório, em Guaporé (RS). Faleceu no dia 17 de abril de 2016, às 23h50, em Porto Alegre (RS), na Comunidade Nossa Senhora da Estrela.

Exerceu a função de professor, mas a maior parte do tempo ocupou o cargo de Orientador Disciplinar, nos Colégios La Salle de Botucatu e La Salle São Carlos (SP).

Na década de 80, começou a trabalhar no Colégio La Salle Abel, Niterói (RJ) e na Casa Abel, em Araruama (RJ). Na Casa Abel, atuou como administrador e, no Colégio La Salle Abel, esteve à frente do Setor de Mecanografia. Também foi catequista, particularmente preparando as crianças e os adolescentes para Primeira Comunhão e para o Sacramento da Crisma. Visitava os alunos com frequência, principalmente, os alunos do Ensino Fundamental.  Sua visita aos alunos era querida, pois contava histórias bíblicas e da Vida de La Salle, além de brindar os estudantes com sua famosa pipoca.  Sempre foi uma presença muito alegre na Comunidade Educativa.

Vale destacar sua participação nas viagens e passeios, acompanhando sempre nossos alunos nas idas à Casa Abel e ao Paiol. Também era presença certa nas viagens da Orquestra La Salle (antiga Orquestra Típica La Salle), para apresentações no interior do Estado e até em outras regiões do país.

Durante seus últimos anos no Colégio La Salle Abel, desenvolveu uma importante atividade juntos aos alunos de todos os anos de escolaridade: a Adoração ao Santíssimo, realizada em nossa Capela.

E a limitação física da visão não o impedia de se colocar a serviço dos outros. Todos os dias, acolhia os alunos na porta do Colégio La Salle Abel, com a saudação de um bom dia ou boa tarde.

O Irmão Hilário foi um homem de trabalho, fé e oração. Gostava de pescar e visitar os seus familiares.

Em 30 de janeiro de 1999, celebrou seu Jubileu de Ouro de Vida Religiosa Consagrada, em sua terra natal, em Palmitos (SC). Portanto, foram 67 anos como Irmão Lassalista.

Todos temos consciência que o momento de despedida de um amigo ou familiar é sempre um momento de dor, de tristeza. É um momento onde as lembranças do passado voltam com mais intensidade à mente. Lembra-se com saudade do jeito simples de ser, de conviver e agir. Lembra-se com saudade de sua alegria e de sua empolgação pela vida. Lembra-se com saudade de suas palavras de carinho e amizade, que tantas vezes foram causa de conforto, de consolo e de ânimo, nos momentos fáceis e difíceis. O Irmão Hilário soube ser esta presença consoladora e animadora.

De fato, todos aqueles que amamos sempre ficam gravados em nossos corações, por mais que o tempo passe e por maior que seja a distância que nos separe. Os amigos e os familiares quando partem, não os esquecemos, pois não é só a presença física, tangível, que nos faz recordar as pessoas amadas. Recordamos o seu jeito de ser e conviver.

Irmão Hilário, o senhor continua presente em nossas vidas, particularmente nas Comunidades Educativas e Religiosa do La Salle em Niterói (RJ), por isso, continue intercedendo por nós, junto de Deus. Descanse em Paz!