23/06/2015

Jornada de Informação Profissional 2015

Visando orientar nossos estudantes na escolha consciente e segura da profissão, para assim exercê-la com prazer e responsabilidade, o Serviço de Orientação Educacional (SOE) do La Salle Abel promoveu, dos dias 16 a 18 de junho, mais uma edição da Jornada da Informação Profissional (JIP), destinada a alunos de todo o Ensino Médio e realizada no Auditório do Unilasalle-RJ.

O primeiro dia de evento foi aberto pelo aluno Lucas Ramos Monteiro, do 1º ano, turma A, que brindou os presentes com uma bela apresentação de teclado. Em seguida, a primeira mesa da JIP foi composta pelos seguintes profissionais: o professor do curso de Relações Internacionais do Unilasalle-RJ, Leonardo Braga; a doutora em História Medieval, Priscila Aquino; o juiz federal e ex-aluno do La Salle Abel, Dr. Fábio Souza; e o assessor jurídico da Rede La Salle RJ, Dr. Hélio Borges.

Ainda no dia 16, os convidados para o segundo ciclo de palestras foram: a designer Izabel Barboza; o coordenador do curso de Engenharia Civil do Unilasalle, prof. Hélio Valim; e os arquitetos Nathália Nóbrega e Francisco Rezende. E a terceira mesa da JIP 2015 foi composta pela nutricionista Andreia Meireles; pela cirurgiã-dentista Nathália Andrade, que também é ex-aluna do colégio; e pela biomédica Celina Garcia da Fonseca.

Aberto com um show de voz e violão das alunas Júlia Rocha e Viviana Machado, ambas do 3º ano, turma D, o segundo dia da Jornada (17) foi marcado pelas presenças da médica veterinária Clarice Cascon; da psicóloga Silvia Cupolilo, ex-aluna do Abel; do professor de Biologia Carlos Alexandre; e do médico e também ex-aluno do colégio, Dr. Bruno Lagoeiro. Cada convidado teve aproximadamente 15 minutos para falar sobre sua área de atuação e, em seguida, responderam aos questionamentos dos futuros universitários.

A Jornada de Informação Profissional foi encerrada no dia 18, com três mesas de temas variados. A primeira contou com a participação dos engenheiros e professores Raul Bernardo, Jesús Domech Moré, Carlos José D’Avila e Carlos André, que falaram aos estudantes sobre as Engenharias Aeronáutica, Mecânica, da Computação e Química, respectivamente.

Na sequência, a JIP 2015 contou com a participação do coordenador adjunto do curso de Administração do Unilasalle, prof. André Luiz Parreiras; do engenheiro ambiental Ricardo Coutto, pai da aluna Carla Coutto (3º ano do EM); e da coordenadora de Engenharia de Produção do Unilasalle, prof.ª Maria Inês Vasconcellos.

Na última mesa do dia, as áreas de Jornalismo, Moda, Publicidade e Cinema foram apresentadas por Alexandre Mattoso (ex-aluno do La Salle Abel), Regina Okada, Pedro Schineider (também ex-aluno do colégio) e Thiago Neri, respectivamente.

A Jornada foi um verdadeiro sucesso!