03/05/2021

Bibliotecas

Lassalistas no Scholas Occurrentes

Lassalistas no Scholas Occurrentes

O projeto Scholas Occurrentes iniciado pelo Papa Francisco quando ainda era arcebispo de Buenos Aires escreveu um novo capítulo em sua história. A proposta inicial desenvolvida pelo pontífice, era buscar algumas respostas e abrir debates através de uma troca entre jovens sobre diversos assuntos, sobre as vivências de cada um e a realidade a qual estão inseridos. As dificuldades impostas à humanidade durante esse período de pandemia, só reforçaram a necessidade desse encontro. Dialogar em um momento de crise através das visões de jovens de diferentes culturas em meio ao caos mundial causado pela Covid-19, com certeza é algo desafiador e grandioso. 

Entre os dias 23 de março e 20 de abril, foram realizados alguns encontros entre jovens de diferentes nacionalidades, como, Moçambique, Chile, Portugal e Brasil. Esses encontros aconteceram de forma virtual com o propósito de melhorar o bem-estar e a saúde emocional de um contexto de crise e grandes desafios, a começar pela educação. O Scholas Occurrentes propõe: “Aumentar o sentido de comunidade e integração, além de estimular a expressão de todas as maneiras possíveis gerando um ambiente de escuta e colaboração”. Os lassalistas Gabriel Valle e Luiz Miguel Caffaro, ambos do 9º ano G do turno da tarde, foram os representantes do Colégio La Salle Abel nesta edição tão importante. Representando nosso Colégio, os alunos contaram ao site do La Salle Abel, como foi essa experiência:

Gabriel Valle

"Participar do Scholas foi incrível. Pude conhecer muitas pessoas incríveis, me expressar,  entender quem sou e mostrar coisas que eu sei fazer como tocar piano, sem ter medo de me julgarem. As reuniões foram maravilhosas, conheci melhor sobre os países e o que cada um está passando. Liberei muitos pensamentos sobre a vida e o mundo. Foi muito divertido! Amei esse tempo que passei no Scholas.”

Luiz Miguel Caffaro

“Foi uma experiência que eu vou levar para a minha vida toda, fiz vários amigos de vários países e pude interagir com pessoas de diferentes cantos do mundo. Cada encontro era um aprendizado diferente e o Scholas me proporcionou um lugar de partilha e escuta, onde conversamos sobre temas profundos de saúde e bem-estar. Vou levar para o meu cotidiano, para dentro de sala de aula e para vários lugares onde estiver.”

Por: Lucas Pão | Revisão: Camila Reis

 

< voltar