28/01/2021

Alunos do Abel conquistam prêmio

Cuidar do corpo e da mente visando a qualidade de vida é um dos maiores desafios em tempos de pandemia. Foi pensando na necessidade desse zelo, apesar de todas as adversidades, que cinco alunos secundaristas do Colégio La Salle Abel propuseram um projeto vencedor, em nível nacional, do EduEmprèn 2020. A iniciativa da Rede La Salle é voltada para o desenvolvimento do empreendedorismo social por parte dos alunos da Educação Básica (Ensinos infantil, fundamental e médio).

Juliana Mattos, Maria Eduarda Rodrigues, Matheus Biermann, Rafaela Guedes e Isadora Simão, estudantes da 2ª série do Ensino Médio e integrantes do grupo “Kairos”, criaram o “Florea”, uma plataforma online para reunir conteúdos como podcasts, vídeos, artigos, entrevistas e cursos, todos versando sobre o tema do bem-estar mental. “Queríamos representar um ombro amigo para as pessoas, e conseguimos isso por meio da plataforma”, afirma Juliana Mattos, uma das integrantes da equipe campeã nacional do EduEmprèn 2020.

No Instagram já são mais de 250 seguidores na página do Florea. Lá, os alunos divulgam textos de apoio, indicação de livros, filmes e reflexões. Para Rafaela Meier, a criação da conta na rede social foi imprescindível: "A divulgação foi bem importante. Várias pessoas tiveram contato com o nosso trabalho e nos incentivaram muito, ajudando, dando sugestões e fazendo elogios”.

Lívia Ribeiro, professora de Empreendedorismo e Projeto de Vida além de tutora dos alunos que participaram do projeto, atribui a conquista dos lassalistas à trajetória que cada um teve desde o ingresso no Abel. “Queria reforçar a ideia de que este não foi um prêmio dos alunos da 2ª série, mentorados pela professora Lívia. Este é um prêmio em que fica claro o processo educativo que eles vivenciam no Abel. Os textos, a capacidade de pesquisa e o que os estudantes aplicaram são frutos da dedicação deles e da de todos os professores que eles tiveram ao longo da vida no Colégio”, afirma.

Além do “Kairos”, outros grupos de alunos do Abel participaram do EduEmprèn 2020. O grupo “Tofus”, por exemplo, desenvolveu uma tinta vegana e ecológica, sem testes em animais, elaborada dentro dos padrões éticos do veganismo. “Motirotab” era o nome de outra equipe, que trabalhou no aperfeiçoamento de um tablet com base educativa, reunindo livros didáticos. Os usuários não podem acessar as redes sociais no aparelho, uma forma de ofertar conteúdo sem distrações.

“Todos os grupos estavam apaixonados pelos seus temas; o  EduEmprèn foi uma motivação muito importante para nós. Se descobrir um empreendedor é se descobrir alguém proativo, movido por alguma paixão”, orgulha-se Lívia Ribeiro. Já para os alunos, ter feito parte da competição trouxe novas perspectivas. “Foi uma experiência única e muito importante para a minha vida, para a minha formação individual. O projeto nos possibilitou ampliar horizontes”, conta Isadora Simão, uma das integrantes da equipe “Kairos” e aluna do Colégio La Salle Abel desde 2015.

Os estudantes receberam como prêmio uma viagem e participação no “RD Summit 2021”, em Florianópolis/SC, o maior evento de marketing digital e vendas do país (caso o evento não ocorra, será substituído por viagem e participação no “Gramado Summit/’, em Gramado/RS, ou pelo “Campus Party”, em São Paulo/SP), além de um voucher de R$ 3.000,00 para cada integrante da equipe em cursos da La Salle Business School, da Universidade La Salle de Canoas.

Sobre o EduEmprèn

Idealizado pela Universidade La Salle Ramon llull, da Espanha, o projeto EduEmprèn tem como objetivo desenvolver o empreendedorismo social junto aos alunos da Educação Básica. No Brasil, é aplicado nas escolas brasileiras da Rede La Salle, desde 2018, contando com a expertise de profissionais daquela universidade e capacitação com representantes da La Salle Technova Barcelona, outra instituição lassalista espanhola.

Saiba mais sobre o EduEmprèn aqui e confira o vídeo da equipe Florea aqui.