08/01/2021

Bibliotecas

Tempo de esperançar

Tempo de esperançar

“É preciso lembrar que não importa o quanto foi difícil este ano: o Advento é tempo de esperançar. Durante um dos nossos eventos em 2020, fomos assim estimulados pelo pastor Henrique Vieira, em uma alusão ao dominicano Frei Betto: ‘Sejamos otimistas. Guardemos o pessimismo para dias melhores’”. Lívia Ribeiro, coordenadora do Setor de Ação Comunitária do Unilasalle-RJ e professora do Colégio La Salle Abel, escolheu cuidadosamente as palavras para tocar corações no início da Missa de Natal, realizada no último dia 16. A celebração da comunidade educativa da Rede La Salle em Niterói teve não só os olhos dos participantes voltados para a esperança de um ano novo melhor, como também o olhar de gratidão de todos para o passado construído, por meio da memória de um dos mais importantes precursores da Educação Lassalista na cidade: o Irmão Amadeu Egydio.

 

Se estivesse vivo, Irmão Amadeu teria completado 100 anos no dia 1º de novembro de 2020. Seu falecimento foi em 2016, mas a trajetória na Rede La Salle em Niterói continua viva nos corações de alunos, ex-alunos, colaboradores e todos que fizeram ou fazem parte da família lassalista. “Nosso líder foi o emblema do La Salle Abel e também da Educação Lassalista à frente de seu tempo”, frisou a professora Mônica Mazello, presidente da Associação de Docentes do Colégio La Salle Abel (ADA). Ela homenageou Egydio na celebração falando em legado: “ Irmão Amadeu trazia o sentido da oração, da ação e, é claro, do amor incondicional que habita nos corações. Tudo isso é o que ele representa, para os que, como nós, tiveram o privilégio de com ele conviver e aprender”.

A presença, viva nas lembranças, nas lições deixadas, uniu-se à espera. Espera por um tempo melhor. Espera por saúde para o mundo, que ainda enfrenta a pandemia do coronavírus. Espera pelo menino Jesus. “Que Deus continue nos abençoando e que tenhamos um Natal de muitas graças. O Natal da esperança, o Natal de dias melhores”, disse o padre Antônio Sobrinho, capelão do Colégio. Essa mesma esperança veio trazida nos braços, solenemente, por Kamily Bomfim. Representando a Virgem Maria, Kamily carregou uma imagem do menino Jesus e, em seguida, o colocou no presépio montado na capela.

 

O diretor do Colégio e também reitor do Unilasalle-RJ, Irmão Jardelino Menegat, encerrou a celebração com uma mensagem de gratidão aos que estão, de alguma forma, inseridos nas instituições lassalistas: “Agradeço a todas as famílias que nos fizeram chegar até aqui.  Estamos presentes nesta Missa, temos vida e conseguimos vencer de uma forma bonita, através de uma educação de qualidade”. A cerimônia terminou com um convite: o Auto de Natal, realizado todos os anos, aconteceria no próximo sábado (19), de forma virtual.

Auto de Natal: lembranças, renovação e esperança

Irmão Amadeu continuou sendo homenageado no Auto de Natal, com a inauguração de três bustos em sua memória, localizados respectivamente no jardim do prédio do Ensino Fundamental do Colégio La Salle Abel, na entrada do prédio do Ensino Médio e na Galeria do Unilasalle-RJ. Além disso, a biografia de Silvino José Fritzen, seu nome de batismo, foi lançada. Escrita pelo Irmão Nery, o livro “Irmão Amadeu - Um ícone da Educação em Niterói - RJ”, compila passagens da  vida de Egydio, que dedicou mais de 75 anos à missão educativa. “Irmão Amadeu faz parte de uma constelação, portanto, homenageá-lo, e também homenagear o La Salle Abel, significa homenagear muitas pessoas e muitas circunstâncias que o ajudaram a ser o que ele foi, a cumprir a missão que recebeu, a ser um religioso Irmão lassalista”, concluiu Irmão Nery. Nery e Egydio (in memorian) receberam, junto do Irmão Ignácio Lúcio Weschenfelder, o título de Doutor Honoris Causa em 2018. 

O Auto de Natal fez história em 2019, época em que ainda não existia pandemia e as famílias puderam estar lado a lado em um dia de festa e união no Campão do Colégio. Em 2020, todos foram convidados a refletir sobre o ano que passou  em mais um show, mas desta vez em formato de programa de TV, com direito a música, dicas de artesanato, culinária e memórias. A iniciativa visou aproximar a família lassalista do Colégio La Salle Abel durante o período de Natal. "Começamos a vivenciar a pandemia no tempo da Quaresma. Quantos significados... E fomos além. Literalmente, de um dia para o outro, tivemos que nos reinventar, usar a criatividade, nos adaptar. Foi quando conhecemos a palavra resiliência na prática", narrou Andrea Soares, professora e coordenadora do Teatro Abel, que também produziu e roteirizou a live.

Além da música e das memórias, a live também marcou a inauguração do novo espaço da Central de Atendimento do Colégio, reformulado para melhor acolher os responsáveis dos alunos. O Irmão Jardelino Menegat aproveitou a oportunidade para lançar um livro de autoria própria que será entregue a responsáveis e colaboradores no mês de fevereiro, em ocasião oportuna. O livro “A escola e a universidade - Como se reinventar na pandemia” contém as mensagens semanais recebidas pela comunidade educativa do Colégio, do centro universitário e da Escola La Salle Rio de Janeiro. “Essas mensagens trazem a narrativa do ano de 2020 e seus desafios no âmbito escolar”, explicou Menegat.

O Auto de Natal trouxe, ainda, fé e esperança de um 2021 melhor. Colaboradores que já retornaram a seus postos de trabalho no Colégio apareceram em vídeo, colocando desejos na Árvore de Natal. As professoras de inglês cantaram a música “Jingle Bell”. Giselle Alves e Ivan Neto, colaboradores do Serviço de Orientação Disciplinar, produziram vídeo com seus votos na linguagem brasileira de sinais.

 

  

A live contou com o Irmão Jardelino Menegat preparando uma bacalhoada, e Leonardo Borba, coordenador do Ensino Fundamental - Anos Finais, preparando um mousse de cupuaçu. As músicas ficaram por conta de Alexandre Oliveira, Marcele Coelho, Gilson Freitas, Adriana Silva, Thiago Oliveira e Raquel Goulart. Uma farta ceia de Natal posta em um dos corredores do Colégio marcou a despedida de mais um Auto de Natal. “Sem dúvida nenhuma, a comida é importante, mas que não nos esqueçamos do aniversariante. Jesus precisa estar presente na nossa mesa”, finalizou o Irmão Jardelino Menegat. 

 

Por: Camila Reis | Revisão: Luiza Gould  

Comunicação e Marketing Colégio La Salle Abel

 

< voltar