02/09/2020

Palestras Motivacionais: um encontro de amor e saber

Transformando os cômodos da casa em sala de aula e tendo que mudar toda a rotina de um dia para o outro, os educadores do La Salle Abel precisaram se adaptar neste período de pandemia e usar da criatividade e dedicação para superar e vencer os novos desafios de ensinar. Os projetos que estavam em andamento e todo planejamento feito com muito carinho para o ano letivo de 2020 tiveram que ser deixados totalmente de lado ou precisaram ser readaptados. Para os colaboradores lassalistas, os efeitos da pandemia trouxeram um trabalho diferenciado, como nunca haviam experimentado. Mas, mesmo assim, o carinho e a paixão por educar ainda são protagonistas nesse tempo tão difícil.

De braços abertos para aprender essa nova maneira de ensinar, os colaboradores lassalistas continuam acolhendo e zelando pelo aprendizado dos estudantes, mas, e quem cuida de quem cuida? Essa questão se tornou muito pertinente para toda Equipe Diretiva da escola. “Toda sociedade viveu um impacto no seu direito de ir e vir e nós também sentimos esse impacto no emocional dos nossos colaboradores. A gente via que os professores se adaptaram profissionalmente a essa realidade mas emocionalmente não, eles davam boas aulas mas quem estava cuidando do emocional dessas pessoas?” conta Antonio Pina, Supervisor Educacional do Colégio La Salle Abel, que pensou numa ação que aproximasse os educadores e que pudesse cuidar do emocional e fortalecer o vínculo entre a equipe.

Desde o dia 5 de de maio, às terças-feiras, no horário das 19h00, os colaboradores lassalistas têm um encontro marcado através de uma videochamada. Nas primeiras reuniões, temas como empatia, autonomia, motivação e emoções foram trabalhados, colocando em evidência o cuidado emocional, que é a pauta principal do projeto. “Ver que a escola abriu um canal de forma tão direta e tão próxima de todos é muito interessante, é muito importante. Como colaboradora, eu digo que é um grande ganho para a gente ver o cuidado da escola em relação a todos nós, em especial nesse momento” comenta Elaine Oliveira, Assistente de Coordenação Pedagógica, que também realiza a organização dos encontros semanais.

Além do cuidado emocional, a formação também é um princípio lassalista. Pensando nisso, o momento das Palestras Motivacionais também é utilizado para cuidar do conhecimento  dos nossos educadores. Então, o fortalecimento da equipe também é buscado junto à escolha dos temas.“No assunto  que abordei falamos sobre motivação e, além de falar da importância para a vida pessoal, ela também precisa ser levada para a vida profissional. Não tem como você separar a vida profissional do emocional no sentido de uma qualificação, porque, quanto mais você estuda e aprende, melhor é o seu desempenho profissional e pessoal.” explica Antonio Pina.

O projeto foi pensado para atender os colaboradores nesse período de estudos domiciliares e, a princípio, contava com início e fim já que ninguém previa que a pandemia da Covid-19 suspendesse as aulas até o momento. Pensando na extensão do isolamento social, a equipe diretiva do Colégio pensa em manter o projeto das palestras motivacionais pelo menos até o final do ano, mas, o que ninguém esperava, era que a adesão e a participação dos colaboradores no projeto fosse tão positiva e engrandecedora.

O carinho e preocupação do Colégio com os educadores refletiu no crescimento e na fidelização de um público às palestras, tornando a responsabilidade da ação muito maior. A previsão inicial era somente da presença dos colaboradores que mais precisassem do apoio, porém, a maioria abraçou o projeto, que hoje conta com a participação de cerca de 140 educadores e, de acordo com a Coordenação Pedagógica, não tem data para acabar. “Os encontros das terças-feiras são muito desejados e esperados, nós não sentimos esse peso de formação. Esse momento de reencontro, de partilha do conhecimento e das formações prazerosas que nos remetem a uma oportunidade de troca e não temos data para parar.” completa a educadora Elaine.

A Rede La Salle já propõe a formação continuada e o projeto das Palestras Motivacionais foi uma reestruturação para a realidade que vivemos hoje. O caráter humanizado faz parte do legado de São João Batista de La Salle, e é um princípio é que sempre esteve presente nas ações lassalistas e, com o isolamento social, t a fé, a fraternidade e o serviço unem-se a esses propósitos.

Por: Thainá Nogueira | Revisão: Camila Reis

Comunicação e Marketing Colégio La Salle Abel