03/08/2020

Bibliotecas

Meus avós, suas memórias

Meus avós, suas memórias

“É verdade que a velhice, às vezes, é um pouco triste, pelas doenças que surgem, mas a sabedoria que têm os nossos avós é a herança que nós devemos receber. Um povo que não conserva os avós, um povo que não respeita os avós, não tem futuro, porque não tem memória, perdeu a memória”. A fala do Papa Francisco, dita em 2013 na casa de Santa Marta, nos atenta sobre a importância que devemos dar aos mais velhos, àqueles que já viveram mais do que nós e que hoje cuidam de quem ainda está aprendendo a viver.

No último dia 25 de julho, o Colégio La Salle Abel celebrou o Dia dos Avós! Uma homenagem virtual, em forma de espetáculo, que compartilhou as memórias de vovó Ana e vovô Joaquim, uma referência a Sant’Anna e São Joaquim, os pais da Virgem Maria e avós de Jesus Cristo, homenageados pela Igreja Católica na data. 

“Você que já têm netos ou neto, imagine que você é avô ou avó de Jesus, assim como Ana e Joaquim! Abrace virtualmente o seu neto ou sua neta!” O diretor Irmão Jardelino Menegat iniciou a apresentação pedindo para que os avós e netos colocassem as mãos em seus corações e sentissem que estavam perto uns dos outros, uma forma de aliviar a saudade e o distanciamento durante o período de pandemia. 

Na apresentação vovó Ana era representada pela coordenadora do Projeto Bilíngue do Colégio, Renata Carvalho. Ela, que já tinha vivido a grandma no ano passado, em homenagem aos avós realizada no Teatro Abel, conta: “Essa é a segunda vez que represento a vovó Ana e foi mais difícil pois fiz uma apresentação sem plateia”. Quando a vovó Ana lembrava de seu passado, era a professora Anna Clara Oliveira que aparecia a representando em sua juventude. O texto, a narração e a direção artística ficaram por conta de Andréa Soares, coordenadora do Teatro Abel.

As lembranças de vovó Ana, eram as músicas e momentos que vivia quando era jovem. Mas as memórias mais afetivas eram trazidas pelo rádio. A estação sintonizava “na sua, na nossa, rádio La Salle Abel”, que era comandada pelos locutores Breno Marinho e Anna Clara Oliveira, professores do Colégio. Ao som do violão e do saxofone dos professores de música Thiago Oliveira e Gilson Freitas, as canções embalaram o espetáculo e as saudosas lembranças da vovó.

 

A apresentação também contou com um momento de oração. “Celebramos a memória de São Joaquim e Sant’Anna que foram os pais de Maria e os avós do menino Jesus”, discorreu Kamilly Bomfim, assessora da Pastoral do Colégio, finalizando o espetáculo trazendo uma reflexão sobre a educação atrelada ao valor e compromisso que os avós de Jesus mantiveram: “São Joaquim e Sant’Anna foram um profundo exemplo da confiança em Deus e transmitiram uma educação de fé e fraternidade”.  A música “Sou lassalista” encerrou a comemoração virtual do dia dos avós, reforçando que mesmo através de telas de computadores ou celulares, os encontros continuam sendo sinônimos de amor. 

 

 

Você ainda pode assistir o espetáculo através do link: https://www.youtube.com/watch?v=E7ItPICCrQE&t=761s 

< voltar