04/12/2019

Um Natal em Família

“Noite feliz! Noite Feliz! Ó Senhor, Deus do amor”. O fim do tempo do Advento marca o nascimento do menino Jesus para salvar o mundo. As casas ficam cheias de enfeites, a comida é especial e os corações se enchem de alegria para a chegada do Salvador. No dia 26 de novembro de 2019 o  Colégio La Salle Abel celebrou a proximidade desta data com seu já tradicional Auto de Natal: um espetáculo que uniu a Orquestra La Salle, o Curso de Teatro Abel e o Coral do Colégio.

“A Bíblia nos conta que uma estrela guiou os reis magos que foram levar presentes para Jesus. Ouro, incenso e mirra. Hoje, os filhos e netos de vocês vão querer presenteá-los com lindas canções” . Foi com esta  fala que o diretor, Irmão Jardelino Menegat, abriu o show no campo do Colégio, convidando os familiares a “viverem esse momento especial com emoção e alegria”.

E se Natal é  tempo de celebrar a chegada do Salvador, em 2019 para a Rede La Salle significou também tempo de despedida, uma despedida com sensação de dever cumprido.  No Ano Jubilar Lassalista, encerrado para o Colégio naquela noite, a comunidade educativa celebrou o tricentenário do legado de São João Batista de La Salle. Sua morte, em 1719, não levou ao fim o trabalho desenvolvido durante 40 anos, muito pelo contrário. A partir das sementes deixadas por ele, a Rede se expandiu e hoje está presente em cerca de 80 países. “Aprendemos que precisamos continuar a pulsar nosso coração pela educação humana e cristã”, discorreu, na ocasião, Delano Costa, coordenador do Setor de Pastoral do Colégio. Em seguida, num gesto simbólico, o professor Jailson Lanzilotte e seus filhos trouxeram a imagem de São João Batista de La Salle.

Pouco depois, uma sucessão de outras imagens fez o público presente no Auto de Natal vibrar. A mesma cena relatada por Menegat agora era narrada em vídeo na voz de uma criança: “Apareceu lá no céu uma linda estrela brilhante. Ela mandou uma mensagem aos reis magos indicando a localização onde poderiam conhecer e adorar o novo Rei. Os três ficaram muito alegres e levaram presentes bem legais para o bebezinho Jesus”. As palavras apresentavam o caminho que todos iriam seguir sob o céu estrelado daquela terça-feira: a estrada que levaria até o estábulo onde nasceu o menino Jesus. Alunos da Educação Infantil gravaram dias antes do espetáculo uma encenação sobre o nascimento. Julia Rosa, assistente de coordenação da Educação Infantil, participou das gravações, um “desafio”, em suas palavras, que valeu à pena.  “Foi inesquecível e inspirador. A cada filmagem, eu me surpreendia com eles”, contou.

CONFIRA AQUI A DRAMATIZAÇÃO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Das imagens para a música. Após a exibição do vídeo, foi a vez de ouvir canções natalinas.  No telão posicionado à frente do palco estavam instruções para que a plateia interagisse, ora balançando balões no ar, ora acendendo as luzes de seus celulares enquanto as notas dos instrumentos  davam o tom. O maestro Henrique Manso comandava a Orquestra La Salle, em sintonia com o regente Leonardo Braz, responsável por fazer com que as vozes do Coral La Salle se unissem às flautas doces, saxofones e percussão. Simultaneamente, os atores do Teatro La Salle Abel mostravam, em cena, que o sentido no Natal não é o presente que ganhamos ou o banquete que comemos, e sim o nascimento do filho de Deus. Ao som de “Bate o sino”, “Anoiteceu”, “Noite Feliz”, e “A paz”, o público repleto de mães, pais, avós, avôs, professores e crianças, pôde viver um “Natal em Família”.

Por: Camila Reis | Revisão: Luiza Gould

Fotos: Adriana Torres, Camila Reis e School Pictures