18/11/2019

A um passo da Universidade

O preparo para ingressar na Universidade se dá ao longo de todo o processo escolar, mas é no Ensino Médio que tudo começa a ganhar ainda mais forma. A ansiedade e a empolgação para decidir qual profissão seguir, unem-se à preocupação em ter um bom preparo para o Vestibular. Pensando na formação acadêmica e humana, e na carreira profissional de cada aluno, o Colégio La Salle Abel busca na qualidade de ensino, diferenciais para formar alunos com excelência. O segmento conta com carga horária personalizada, Programa Bilíngue, Aulões, Simulados e Monitoria.

Pensar no Vestibular é um dos diferenciais do Ensino Médio. Uma das maneiras de preparar os alunos para ingressar no Ensino Superior, são os chamados “Aulões”. Nessas ocasiões, os jovens recebem formação extra sobre os conteúdos que serão abordados nas provas de ingresso à universidade. A terceira série, em especial, é priorizada pois há maior envolvimento com o Vestibular.

Além disso, os aulões também cumprem o papel de fixar conteúdos já desenvolvidos em sala, que é o caso da primeira e da segunda série. “As aulas acontecem quinzenalmente no contra turno e são preparados pelos professores da escola. Os temas são solicitados pelos próprios alunos, professores ou pela coordenação”, salienta o coordenador pedagógico do segmento, André Gan.

Para além da sala de aula, os alunos possuem também a oportunidade de aprimorar os conhecimentos em inglês com o Projeto Bilíngue. O fruto da parceria com a Oxford University Press, amplia o conhecimento em inglês, tornando os alunos mais seguros ao colocar o idioma em prática.

No caso dos Simulados e Monitorias, os alunos também dão passos mais largos rumo ao Ensino Superior. Se no primeiro, a função é habituar os alunos com o modelo utilizado em provas como o ENEM, no segundo os alunos escolhem entre Química, Física, Matemática, Inglês e Português, para o apoio em provas e avaliações internas, tópicos dúvidas e revisões para as provas, e assistência pedagógica. Para Rafaela Fazzi do 3º ano D, “a quantidade de materiais extras é importante”, mas além disso, o destaque aos professores faz ainda mais diferença: “A disposição para atender os alunos é incrível”.

A outra vertente que o Colégio La Salle Abel utiliza como fonte de formação não se limita à instrução acadêmica, mas também no caráter humano que pode ser adquirido ao longo dos anos em que se está no Colégio. Baseados na filosofia lassalista, os aspectos socioemocional, espiritual e religioso também são desenvolvidos no Ensino Médio. Além do Serviço de Pastoral que fomenta o trabalho voluntário, os alunos possuem aulas de Empreendedorismo e Projeto de Vida, Ensino Religioso e Filosofia, que incentivam a busca por fazer diferença no mundo enquanto ser humano.