01/07/2019

Abertura da 40ª Abelíada!

O mês de julho chegou e, com ele, começou o maior evento esportivo do La Salle Abel: a Abelíada! Alunos da Creche III ao 3º ano do Ensino Médio enfeitaram e animaram com gritos de guerra o Campão de Grama Sintética, cada ano de escolaridade vestido com uma cor diferente.

A abertura da 40º edição do torneio, realizada hoje nos turnos da manhã e da tarde, foi conduzida pelo coordenador do Serviço de Pastoral, prof. Delano Costa, e iniciada com o tradicional desfile do pelotão de bandeiras, que representou o Brasil, o Rio de Janeiro, a Rede La Salle e os Jogos Olímpicos. Em seguida, o pelotão dos nossos atletas lassalistas, principais estrelas da Abelíada, entraram no local agrupados pela série do seu segmento.

O grupo da Ginástica Niterói do La Salle Abel, que vai representar o Brasil na 16ª GymnaEstrada Mundial (Áustria), a equipe das pequenas atletas federadas da Ginástica Artística Niterói do La Salle Abel e o Marvel All Stars Cheerleading também fizeram suas apresentações e animaram o evento.

Nosso Colégio homenageou os estudantes e atletas que se destacaram em competições no Brasil e na América Latina durante este ano. Os colaboradores Breno Antunes (Jiu-Jitsu), Maria Célia Cardoso (Ciclismo), profª Deborah Sabino (Canoagem), e os alunos Letícia Pereira (3º ano do Fund I, Hipismo), Nina Borges (1º ano do EM, Vela) e Vitor Guimarães (3º ano do EM, CrossFit) receberam um certificado de reconhecimento pelas suas conquistas.

Além disso, os coordenadores do Ensino Fundamental II, prof. Leonardo Borba, e do Ensino Médio, prof. André Gan, homenagearam os lassalistas que se destacaram na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) – Edição 2018, inclusive o aluno Lucas Barcelos (8º ano, medalha de prata) e o professor Pablo Fonseca pelo empenho e dedicação na preparação dos estudantes. Os educadores José Nilton Júnior, Leonardo Mariscal e Jonathas Abreu também receberam certificados pela participação nas Olimpíadas Brasileiras de História, Biologia e Astronomia, respectivamente.

Já o atleta de basquete Matheus de Carvalho, no turno da manhã, e o Campeão Brasileiro de CrossFit Vitor Guimarães, no turno da tarde, carregaram a tocha pelo gramado e acenderam a pira olímplica, representando o início dos jogos.

Após o juramento do atleta, em que os estudantes Maria Eduarda Silveira (manhã) e Gustavo Braga (tarde) destacaram os princípios esportivos de honra, lealdade e responsabilidade, o diretor do La Salle Abel, Ir. Jardelino Menegat, discursou aos presentes e declarou aberta a 40º Abelíada!

Realizada no Colégio desde 1979, a competição como o objetivo incentivar a prática esportiva, aliando fé, cultura e vida como forma de contribuir para o desenvolvimento integral do aluno. Durante os jogos, os estudantes são convidados a cultivar o espírito olímpico de respeito e a vivenciar os valores lassalistas de fé, fraternidade e serviço.

Clique aqui para acessar as fotos da Abertura!