26/09/2018

Anúncios de Paz: classificados poéticos (Integral)

Na tarde desta terça-feira (25), os alunos do 1º ao 5º ano do turno integral realizaram a apresentação “Anúncios de Paz: classificados poéticos”, no Centro Esportivo e Cultural, para pais, familiares, educadores e colaboradores do La Salle Abel. Nesse sentido, os estudantes apresentaram classificados poéticos elaborados por eles mesmos em sala de aula, além de uma peça de teatro musical inspirada pela Oração de São Francisco.

A atividade foi proposta pela professora de literatura infantil Renata Fróes com o intuito levar os alunos a refletirem sobre experiências geradoras de violência e experiências geradoras de paz. Além disso, estimula as crianças a compreenderem seu papel na sociedade como incentivadoras de uma cultura de paz, levando em consideração os princípios do projeto “Lassalistas sem fronteiras: construtores da paz”, do Serviço de Pastoral, e o tema da Campanha da Fraternidade de 2018, “Fraternidade e superação da violência”.

Para concretizar tudo o que aprenderam nas aulas, as turmas confeccionaram cartazes criativos e os classificados poéticos, tipo de texto, baseado nos classificados do jornal e construído como um poema, no qual o autor anuncia a busca ou a troca de princípios e sentimentos. Já na apresentação, os estudantes também simularam um ambiente de desavença e divisão, que foi interrompido com a chegada de cartazes e grupos de alunos representando a união entre os cinco continentes.

O projeto também tem como pilares as ideias de incentivar a leitura de poesia como uma atividade constante e encantadora; ampliar o vocabulário e desenvolver a linguagem verbal das crianças através de ideias criativas de anúncios; e, por fim, propor a participação de pais e de responsáveis em atividades colaborativas e incentivadoras do processo de construção de uma cultura de paz.