24/08/2018

Cerimônia da Caneta (5º ano)

Hoje os alunos do 5º ano viveram um momento de sua trajetória escolar que, assim como a tinta de uma caneta esferográfica sobre o papel, é permanente, difícil de ser apagado ou esquecido. Eles receberam sua primeira caneta para fazer suas anotações e exercícios, deixando de usar o lápis. O encontro aconteceu na sala 223 e foi conduzido pela coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, Professora Ana Cláudia Perez.

A Cerimônia da Caneta representa a passagem do EF I para o EF II e também tem o intuito de lembrar os estudantes das responsabilidades que eles estão começando a adquirir. Nesse sentido, a Professora Ana Cláudia destacou a importância do encontro: “Nosso propósito, além de prático, é também de lembrar que nossos alunos estão crescendo, que muitas mudanças estão ocorrendo em suas vidas e, com elas, a chegada de novas responsabilidades em suas atitudes. Conferimos a esse momento uma forte simbologia de ‘passagem’ de uma fase para outra destas crianças em um contínuo processo de amadurecimento”.

Além da caneta personalizada, feita especialmente para essa cerimônia, cada estudante recebeu também uma mensagem das professoras do 5º ano e uma cartinha da família parabenizando-os por terem chegado a essa etapa da sua trajetória escolar. Foram momentos de alegria e emoção que, sem dúvida, ficarão marcados nas memórias dos nossos alunos!