27/04/2018

Primeira Eucaristia 2018

No sábado, 13 de abril, 143 estudantes lassalistas deram um grande passo na sua caminhada como cristãos: receberam o Corpo de Cristo pela primeira vez. A cerimônia aconteceu na Igreja Santuário das Almas – Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração e foi celebrada pelo Capelão do colégio, Pe. Antônio Sobrinho. Familiares, professores e catequistas acompanharam esse momento, para o qual os alunos se prepararam por dois anos.

O coordenador do Serviço de Pastoral, Prof. Delano Costa, destacou o compromisso que cada pessoa recebe ao vivenciar o sacramento da Comunhão: “A Eucaristia é um chamado para participar de uma mesa onde todos podem comer. Após receber esse sacramento, a criança é convidada a ser mais solidária, mais sensível aos problemas do mundo, crescendo em valores e aprendendo a importância da partilha”.

Encontro a encontro, os alunos de catequese dos anos de 2016 a 2018 trilharam um caminho que foi marcado por três pontos essenciais. O primeiro é a vivência comunitária: ao criarem vínculos com os colegas da turma e aprenderem a importância da fraternidade. Em seguida, vem a leitura bíblica, pois cada encontro é baseado na Palavra e tem o intuito de fazer o catequisando conhecê-la melhor além de colocá-la em prática. Por fim, há a vivência da Liturgia, a partir da Missa semanal de que os alunos participam.

Nesse sentido, a partir do intuito de fazer os estudantes vivenciarem a fé através da liturgia da Igreja, é importante destacar que o dia da Primeira Eucaristia é sempre escolhido dentro do Tempo Pascal do calendário litúrgico.

Ainda segundo o Prof. Delano, para o Serviço de Pastoral, a catequese é primordial: “a catequese é o carro-chefe das atividades realizadas pela Pastoral, porque, além de preparar as crianças para a Primeira Eucaristia, também chega às famílias, devido aos encontros que são realizados com os responsáveis. Com isso, desenvolve um processo de aprofundamento da fé cristã que alcança a todos”.