24/04/2018

Exercício de lateralidade – Ed. Física (3º ano D)

Na aula de Educação Física do 3º ano D do EF, também é possível aprender e exercitar outros conhecimentos! Na última quinta-feira, 12 de abril, sob a supervisão da professora Solange Marques, os alunos trabalharam as habilidades de lateralidade, coordenação motora e o quique, fundamento do handebol. Além disso, as brincadeiras também exigiram conceitos de matemática, como tabuada e múltiplos de 5.

Na primeira atividade, a garotada precisava quicar a bola com as duas mãos, fazendo movimentos de zigue-zague, enquanto passava por cones, até chegar a um bambolê. Nesse momento, a professora propunha uma multiplicação e o resultado definia a quantidade de vezes em que cada aluno deveria fazer o mesmo movimento dentro do círculo. Só depois era possível completar o circuito passando por outros cones.

A brincadeira continuou de outras duas maneiras, com o diferencial de que, na primeira, era preciso quicar a bola com a mão direita e repetir o movimento no bambolê por 10 vezes. Já na segunda, os estudantes usavam a mão esquerda e faziam o quique no círculo por 5 vezes.

Na mesma aula, os alunos também participaram da brincadeira do chefe, na qual um deles era vendado. Nesse momento, a professora escolhia o chefe, que deveria iniciar um movimento e ser imitado por todos os outros. Quando o aluno voltava a ver, deveria adivinhar quem estava comandando a brincadeira.