27/03/2018

Alunos compõem música sobre o dia a dia na escola

Com a ajuda da professora Bhia Tabert, os alunos do 3º ano do turno integral encontraram uma forma criativa e divertida de falar sobre como é o seu dia a dia na escola. Em uma atividade da aula de musicalização, eles criaram uma canção com a base de rap improviso e depois a interpretaram na sala, todos caracterizados. O objetivo da aula foi trabalhar os conceitos de ritmo e de poesia.

Na atividade, a professora apresentou os 8 primeiros versos para a turma, que foi dividida em quatro grupos. Com isso, cada um deles compôs uma parte da música que fala das aulas, das tarefas escolares, das brincadeiras e dos amigos. Já a ideia da coreografia foi dos próprios alunos, que trouxeram as próprias roupas, boné e acessórios para interpretar a canção.

Segundo Bhia, o estilo da música se enquadra no assunto que a turma estava estudando: “nós estávamos focados na questão rítmica. Então, eu sugeri o gênero musical do rap, que é uma fala ritmada, não tem a questão melódica”, explicou. Além disso, como os estudantes estão vendo os conceitos de rima e de poesia em outras disciplinas, também puderam trabalhá-los na atividade.

Essa é a primeira composição dos alunos, que vão trabalhar com outros tipos de canções ao longo do ano na aula de musicalização. O objetivo da disciplina é conciliar a prática musical com uma parte mais lúdica e dinâmica. A professora também está desenvolvendo a atividade com as turmas do 4º e do 5º ano A.

Confira como ficou a apresentação do 3º ano: