20/12/2017

O Mistério de Feiurinha (1º ano do EF – Turma A)

Muita diversão e uma ótima história para contar - esse foi o resultado da atividade proposta pela professora Patrícia Petrone aos aluninhos do 1º ano A do Ensino Fundamental. Na última quinta-feira (07), eles apresentaram uma peça adaptada do filme “Xuxa em o Mistério de Feiurinha” (2009), dirigido por Tizuka Yamasaki. No evento, que aconteceu no Auditório da Biblioteca, também esteve presente a Coordenadora do Ensino Fundamental I, Ana Cláudia Perez, além de familiares e de funcionários da escola. O teatro fez tanto sucesso, que a turma decidiu apresentá-lo, novamente, nesta segunda-feira (11), para colegas e para funcionários que não puderam assistir à apresentação inicial.

A história que reúne várias princesas conhecidas pelas crianças, como Cinderela e Branca de Neve, junto aos seus príncipes encantados, e é contada de uma forma descontraída e pouco convencional, cativou e arrancou risadas da plateia. Após o espetáculo, os pequenos atores distribuíram flores para os presentes e foram parabenizados por familiares orgulhosos.

A ideia da peça surgiu a partir do projeto “Gêneros Textuais”, iniciado em julho deste ano, no qual foram estudados e produzidos diversos textos como poemas, contos de terror e contos de fadas reescritos. No mesmo mês, a turma A apresentou um sarau literário em homenagem a Vinícius de Moraes (http://lasalle.edu.br/abel/sobre-o-colegio/noticia-detalhe/14073).

De acordo com a professora da turma, Patrícia Petrone, inicialmente, os alunos fariam uma peça apenas entre si, mas eles se envolveram tanto com a ideia, participando da adaptação do texto, escolhendo os personagens e as falas, que a apresentação acabou sendo aberta para funcionários, colegas e familiares.

Ainda segundo Patrícia, a turma trabalha de uma forma integrada: “nós damos continuidade à parte pedagógica contextualizando-a com atividades lúdicas, em que o aluno pode ter uma participação mais ativa. Isso, para mim, é uma escola viva, onde a criança aprende, lê e produz mais, sendo também mais feliz com seu aprendizado”.

A história original foi publicada por Pedro Bandeira no livro "O Fantástico Mistério de Feiurinha", de 1986. Na narrativa, todas as princesas do reino se reúnem para encontrar Feiurinha, que havia desaparecido. Com o passar do tempo, elas descobrem que a personagem ainda não tinha uma história e que esta precisava ser contada.