19/12/2017

Vida Religiosa

Missa lembra um ano de falecimento do Irmão Amadeu

Na terça-feira, 12 de dezembro, dia de Nossa Senhora de Guadalupe, funcionários, professores e amigos do Colégio La Salle Abel reuniram-se sob a proteção da Santíssima Virgem, proclamada padroeira de toda a América, para fazer memória a Silvino José Fritzen (1920-2016). A Missa de um ano de falecimento do Irmão Amadeu, diretor da escola por mais de 50 anos, foi celebrada na Capela do Ensino Fundamental pelo capelão da escola, padre Antônio Sobrinho.

Irmão Amadeu nasceu no dia 1º de novembro de 1920 em Montenegro (RS), cidade que, hoje, se chama São Vendelino. No ano de 1934, iniciou sua formação religiosa em um seminário em Canoas (RS) e, em 1946, fez sua profissão perpétua. Na década de 50, participou da fundação do Colégio Abel, onde foi diretor até o ano de 2006, quando deixou o posto e assumiu o cargo de diretor emérito.

O educador que dedicou seus serviços aos valores cristãos inspirados por São João Batista de La Salle também já ocupou as funções de professor, coordenador, Diretor de Educação Superior, Provincial e Presidente da Associação Brasileira de Irmãos Lassalistas (ABEL). Além disso, fez parte da Conferência de Religiosos do Brasil (CRB) e da Confederação Latino-americana e Caribenha de Religiosos (CLAR).

O legado do Ir. Amadeu é lembrado por toda cidade de Niterói. Em novembro de 2010, em comemoração ao seu aniversário de 90 anos, recebeu a medalha José Clemente Pereira, a maior comenda concedida pela Câmara Municipal. No mês de abril de 2014, o Irmão também foi o homenageado da primeira edição do prêmio “Sou de Niterói”, do Jornal O Globo.