18/12/2017

Pastoral

Curso Crescer 2017 (2ª etapa)

Com o objetivo de formar missionários e voluntários - por meio de uma formação humana, cristã, lassalista, sócio-política e pedagógica - para atuarem em Missões Jovens e Projetos Sociais, integrantes da Equipe de Jovens Missionários Lassalistas (“Panela Velha”), em 2017, juntamente à Equipe Provincial de Pastoral da Província, realizaram, em duas etapas, o Curso de Formação Integral Lassalista – Crescer.

A primeira ocorreu entre os dias 14 e 18 de junho, no Centro de Pastoral La Salle, em Canoas, no Rio Grande do Sul. Já a segunda etapa, a Missão Jovem de Solidariedade, aconteceu entre os dias 16 e 19 de novembro, em São Leopoldo, no mesmo estado. Nessa segunda fase do curso, os estudantes participaram de uma atividade de inserção social em que conheceram a comunidade Santa Marta, em São Leopoldo, e puderam ter contato com uma realidade bastante diferente e difícil.

Representando o Colégio La Salle Abel (Niterói/RJ), dois alunos do Ensino Médio e integrantes da PAJULA, Gabriel Pequeno e Helen França, participaram do curso, acompanhados pelo agente da Pastoral Breno Marinho. Confira o que eles relataram sobre essa experiência:

“O Curso Crescer, realizado em Canoas e em São Leopoldo no Rio Grande do Sul, representou, para mim, uma das principais experiências que vivi na minha jornada de Pastoral. Com a 1ª etapa do Curso, pude compreender a dimensão da vivência em comunidade e a importância de estar em sintonia comigo mesmo, demonstrando um enorme crescimento espiritual e pessoal. Além disso, pude conhecer pessoas incríveis e aprendi a enxergar mais o lado bom das coisas. Já na 2ª etapa, pude entender melhor a realidade dos marginalizados pela sociedade, estando na comunidade Santa Marta, em São Leopoldo, vivenciando uma realidade difícil que, por muitas vezes, é esquecida por nós. Aprendi não só a ter um olhar de cuidado pelo próximo, mas também a dar valor a todas as coisas que tenho. Em suma, a experiência do Curso Crescer significou uma grande mudança e um enorme crescimento na minha vivência de Pastoral e pessoal. Sou eternamente grato a todos os cursistas envolvidos e, principalmente, ao Panela Velha, grupo de pessoas incríveis que realizaram com enorme carinho esse Curso.”

Gabriel Pequeno – (Aluno do 2º ano do EM, turma A)

“Participar do curso crescer foi uma das experiências mais especiais da minha vida. Com um desenvolvimento dinâmico, criativo e de particular sensibilidade, esse curso me fez refletir sobre temas como a bondade, o carisma e a liderança. Além disso, houve um período de auto conhecimento e de participação em grupo. Tudo é muito bem feito e organizado, sendo nítido o carinho de organizadores e funcionários da equipe. Sou muito grata ao grupo que desenvolveu o curso, a minha escola, a minha família e aos amigos que fiz enquanto estava lá.”

Hellen França -  (Aluna do 2º ano do EM, turma D)