27/11/2017

Lassalistas se destacam na OBA e na OBM

Dos cinco alunos do La Salle Abel que participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) de 2017, quatro não apenas atingiram a média de pontos exigida pela Comissão Organizadora, mas se destacaram na prova. André Mourão Andrade, do 5º ano H do EF I, Carolina de Carvalho Machado da Silva, do 2º ano B do EM, Gabriel Teixeira Melo, do 3º ano C do EM, e Sofia Carestiano Bueno, do 1º ano E do EM, fizeram a avaliação no dia 19 de maio e, além de ganharem certificados de participação, conquistaram medalhas pelas boas notas.

Além da OBA, cinco alunos do La Salle Abel também se destacaram na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) em 2017, realizada em duas fases, nos dias 06 de junho e 16 de setembro. Julia Larrubia Dangelo, do 8º ano B do EF II, Rafael Morais Esteves de Lima, do 9º E do EF II, Giovanni de Lima Gonçalves Saisse, do 2º ano D do EM, Carolina de Carvalho Machado da Silva, do 2º ano B do EM, e Rodrigo Pereira da Silva Lessa, do 3º ano D do EM, receberam Menções Honrosas pelo bom desempenho nas provas.

A OBA, que está na sua 20ª edição, é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), e tem como objetivo estimular o interesse dos estudantes por áreas de conhecimento como a Astronomia e a Astronáutica, além de possibilitar que os conceitos básicos dessas ciências sejam transmitidos forma lúdica e cooperativa. Alunos dos Ensinos Fundamental e Médio de todo o Brasil podem participar. De acordo com o portal do Governo Federal, cerca de 800 mil estudantes realizaram a avaliação em 2017.

Já a OBM, que está na sua 38ª edição, é realizada anualmente pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Ao longo dos anos, a prova já passou por diversas mudanças em seu formato, mas sempre manteve a ideia central de estimular o estudo da Matemática nos alunos, desenvolver e aperfeiçoar a capacitação dos professores, influenciar na melhoria do ensino, além de descobrir jovens talentos.