11/08/2017

Da ponta do lápis à ponta do pé

Conciliar a rotina de estudos com a vida de atleta não é um a tarefa simples. Conversamos com três bailarinas, alunas do nosso Ensino Médio, que nos contaram como é equilibrar a preparação para o vestibular com ritmo pesado de ensaios. Ana Clara Fonseca, Isabela Luz e Luma Nunes, todas do 1º ano do EM, participam de festivais nacionais e internacionais de dança. Elas praticam balé clássico desde a infância e estão se profissionalizando na arte.

Ana Clara (15 anos) deu seus primeiros passos no balé aos três anos de idade e, nos últimos cinco, já dança em uma academia profissional. Sua participação mais recente em uma competição foi no Festival Internacional Passo de Arte, o mês de julho, em Indaiatuba (SP). “O Abel me auxilia muito quando preciso faltar às aulas. Fico feliz com esse apoio e reconhecimento, sinto que estou no caminho certo. Quando vejo minha escola se preocupando comigo e com a minha arte”, destacou ela.

Bailarina profissional desde os oito anos, quando entrou para a Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Isabela (16 anos) iniciou no balé aos quatro. Em 2014, subiu ao palco para competir no Festival de Dança de Campos de Jordão. E para conciliar sapatilhas e livros, a estudante dedica os fins de semana à revisão do conteúdo escolar, pois sua semana é tomada por uma rotina intensa de aulas teóricas e práticas, na Escola de Dança.

Já Luma (14 anos) começou dançar incentivada pela irmã, que hoje é da Escola Bolshoi Brasil, e há sete anos pratica balé clássico. “Costumo estudar depois dos ensaios, mesmo sendo tarde, pois a maior parte do meu dia é dedicado às aulas de dança. O Abel ajuda muito na questão das provas, sempre que preciso faltar, devido às competições”, explicou a jovem, que compete na categoria júnior, e conquistou o 2º lugar geral no Prêmio Onça Pintada 2017, realizado em Campo Grande (MS), no mês de junho.

As três lassalistas têm planos de continuidade da formação profissional no balé clássico e almejam carreiras internacionais. Como diz o hino do colégio: “Na Fé, no Estudo e no Esporte...” o La Salle Abel orgulha-se em ter em seu corpo discente alunas/atletas que dedicam suas vidas à atividade que amam.