09/08/2017

Cobreação do metal

Processos químicos como a galvanização (aplicação de zinco), a cromagem (de cromo) e a niquelação (de níquel), entre outros, sempre despertam o interesse dos alunos. Pensando nisso, o professor Alexandre Reis propôs aos participantes do Laboratório de Química – atividade extraclasse voltada para estudantes do 9º ano – um experimento de cobreação (“banho" de cobre no metal), a partir da eletrólise.

Para a realização da atividade foram necessários um carregador de celular, uma peça metálica e uma solução de sulfato de cobre (cor azul). A peça de metal foi então conectada à corrente elétrica do carregador, ligado na tomada com uma pequena adaptação. Quando imerso na solução azul, o metal produziu um efeito espetacular. O íon do cobre recebeu os elétrons, sofrendo redução. Além do aspecto de nova, a peça banhada em cobre ganhou uma proteção contra a oxidação.