04/08/2017

Lassalista é destaque na Vela

A atleta lassalista Nina Borges Pessôa conquistou o 1º lugar geral da Flotilha Bronze no Campeonato Norte-Americano de Optimist 2017, realizado em Toronto (Canadá), no mês de julho. Aos 13 anos, a estudante do 8º ano A já coleciona diversos títulos na Vela. Nina participa de campeonatos estaduais e nacionais desde 2014 e, este ano, fez sua estreia vitoriosa no cenário internacional.

A jovem pratica o Iatismo desde os nove anos, quando entrou para a Escola de Vela do Clube Naval, em Charitas, incentivada pelo pai (velejador na juventude), pelo irmão (velejador de classe Oceano) e pela “optimãe”. Segundo Alina Borges, mãe da aluna, “Niterói é um berço de grandes velejadores e importantes iniciativas, como o Projeto Grael”. Além disso, ela enumera algumas qualidades do esporte: “A Vela é ótima para as crianças, pois ajuda na concentração, desenvolve o raciocínio e a responsabilidade. Também promove um contato direto com a natureza, ensinado a respeitá-la.”

E para conciliar a rotina de treinos com os estudos, Nina acorda mais cedo nos fins de semana para manter o conteúdo em dia, antes de ir para as regatas. “Quando eu vou para as competições, perco algumas aulas e os conteúdos. Meus amigos de turma me ajudam pegando as fichas e passando a agenda. A coordenação, junto com a minha mãe, também ajuda muito, passando a programação das disciplinas”, explicou a jovem velejadora, que, além de seguir a carreira esportiva e sonhar com as Olimpíadas, pretende fazer faculdade de Veterinária.