20/07/2017

Visita à Fazenda Ponte Alta

Estudantes do 4º ano do Fundamental realizaram um passeio pedagógico, no dia 11 de julho, à Fazenda Ponte Alta, patrimônio histórico do século XIX, localizado em Barra do Piraí (RJ).  Nossos alunos foram recepcionados por monitores caracterizados como personagens de época e conduzidos pelas instalações da fazenda, enquanto ouviam explicações sobre a Economia Cafeeira, a Escravidão e os Barões do Café.

A criançada também teve a oportunidade de visitar as senzalas, de participar de um Sarau Histórico, no qual foi representado o cotidiano de uma tradicional família do século XIX, e ainda assistiram a palestras e as danças típicas do Império como a Polca, o Minueto e a Valsa.

O passeio contou ainda com um Sarau Musical sobre o ex-presidente Getúlio Vargas, que em seus últimos cinco aniversários hospedou-se na Fazenda Ponte Alta. A apresentação simulou um programa de rádio, transmitido ao vivo, relembrando antigas canções e artistas.