17/07/2017

Ensino Fundamental II

Projeto Leitura de Mundo

As turmas de 7º e 8º anos do Fundamental II realizaram pesquisas e promoveram debates sobre temas relevantes do ano de 2017. Desenvolvido pelos professores de Língua Portuguesa, o projeto “Leitura de Mundo” teve como objetivo estimular a garotada a buscar os assuntos mais relevantes divulgados pela mídia e se aprofundar nos temas. Além do trabalho desenvolvido em sala, o projeto também foi levado para o Espaço Interdisciplinar e para o Auditório da Biblioteca do EF.

A atividade foi dividida em duas etapas. Inicialmente, os estudantes pesquisaram notícias (impressas ou digitais) sobre Política, Economia e Cultura, e redigiram uma breve análise sobre elas. A segunda etapa consistiu em um debate sobre um dos assuntos pesquisados, definido pelos docentes. O 7º ano conversou sobre “Internet – Os pais devem impor limites?” e o 8º ano sobre “As Reformas propostas pelo governo são necessárias?”. Os debates foram compostos por um grupo a favor, um grupo contra, um mediador, um relator e o plenário.

Visando reconhecer a importância da leitura, identificar as ideias mais importantes para a construção da argumentação, estimular o respeito às opiniões divergentes, além de promover a interação com outras disciplinas, a execução do projeto superou as expectativas. Com muito engajamento, os alunos demonstraram empenho nas pesquisas e ampla participação nos debates.