11/07/2017

Jornada de Informação Profissional 2017

Estudantes de todo o Ensino Médio e do 9º ano do Fundamental tiveram a oportunidade de participar de mais uma edição da Jornada de Informação Profissional (JIP), realizada entre os dias 27 e 30 de junho, no Auditório do EM. Com o intuito de orientar nossos alunos na escolha consciente e segura da profissão, o Serviço de Orientação Profissional (SOE) convidou profissionais das mais diversas áreas para falarem sobre suas carreiras e sobre o mercado de trabalho.

No primeiro dia (27/06) da JIP, a mesa foi composta por profissionais da área da Saúde: a ex-aluna lassalista e psicóloga Silvia Cupolilo, formada e pós-graduada em Psicologia Clínica com Crianças pela PUC-RJ; o médico veterinário João Marcos da Silva Barbosa, especializado em Anatomia Patológica Veterinária pela UFF; e o também ex-aluno e médico cardiologista Henrique Mussi, mestre em Ciências Médicas pela UERJ.

Já no dia seguinte (28/06), os palestrantes foram divididos em três mesas, de acordo com suas áreas de atuação. A primeira mesa foi composta pelo arquiteto e urbanista Francisco Rezende, graduado pela UFF; por Natália Nóbrega, graduanda em Arquitetura e Urbanismo da UFRJ; pelo profissional de Sistema de Informação Raphael Oliveira, graduado pelo Unilasalle-RJ e especializado em programação web; e pelo designer Luis Felipe Costa, formado em Edificações pelo CEFET e em Desenho Industrial pela UFF. A segunda mesa contou com a participação do administrador Ricardo Pajé, graduado pela ESPM e professor do Unilasalle-RJ; pelo engenheiro de produção e também docente do Unilasalle, Rulf Lima; e pelo economista formado pela UFF Tiago Sayão, mestre em Políticas Públicas e doutorando em Economia Aplicada da UERJ. A última mesa do dia contou com o doutorando em Relações Internacionais e coordenador do curso de R.I. do Unilasalle-RJ, Leonardo Braga; com o ex-aluno e advogado especializado em Direito Civil, nas áreas de Família, Sucessões, Direito do Consumidor e Imobiliário, Bernardo Junger; e com o delegado de Polícia Civil e mestre em Direito Penal pela UERJ, Wilson Ferreira.

O terceiro dia (29/06) teve sua primeira mesa composta pelo Comandante Moreno, bacharel em Ciências Navais pela Escola Naval e chefe de operações do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste; pela geóloga Katia Mansur, doutora pela UFRJ e diretora do Museu da Geodiversidade; e pelo engenheiro elétrico Carlos Alberto Alves, doutor em Engenharia pela COPPE/UFRJ e coordenador do curso de Engenharia Elétrica do Unilasalle-RJ. A segunda mesa contou com Hélio Valim, professor e coordenador do curso de Engenharia Civil do Unilasalle, tecnologista sênior do Centro de Apoio a Sistemas Operativos da Marinha do Brasil; com o professor Altair Ferreira Filho, doutor em Engenharia de Transportes pela UFRJ e consultor nas áreas de gerenciamento de projetos, transportes e logística.; e com o professor Carlos André Junior, engenheiro químico com mestrado e doutorado em Segurança de Processos pela Escola Química da UFRJ e coordenador da graduação dessa mesma universidade. E a última mesa foi composta pela publicitária Larissa Faria, formada em Publicidade e Propaganda pela Estácio de Sá; pela jornalista Luiza Gould, graduada em Comunicação Social na UFF e assessora de imprensa do Unilasalle-RJ; e pela produtora musical Carol Martins.

No último dia (30/06), representantes de algumas universidades do Rio marcaram presença na JIP 2017 para falar um pouco mais sobre as instituições e seus cursos: a publicitária Bianca Leite e a cineasta Hadija Chalupe, representando a ESPM; o diretor da ESNS, Mario Soares Couto Pinto; o advogado André Miranda de Abreu, do Unilasalle-RJ; o professor Raul Bernardo Vidal, da Escola de Engenharia da UFF; e a odontologista da UFRJ Heloisa Gusman.

Em todos os dias da Jornada, os alunos brindaram os presentes ao evento com boa música. Os lassalistas Alberto Cavalcanti (3º ano), Alissa Ishakewitsch (2º ano), Anna Flavia Nunes Lanna (1º ano), Beatriz Del-Vecchio (2º ano), Lucas Ramos (3º ano), Pedro Sanches (1º ano), Rodrigo Peçanha (2º ano), Sergio Augusto (3º ano), Victoria Paraguassú (1º ano) e Vinícius Pinheiros (3º ano) se apresentaram durantes os intervalos das mesas de palestra. O evento, que mais uma vez foi um sucesso, despertou o interesse e o engajamento de nossos futuros universitários!