26/06/2017

Predicativo de um sujeito (projeto do 7º ano)

No início do mês de junho, a garotada do 7º ano, turma D, participou do projeto “Predicativo de um sujeito: entre a poesia concreta e a análise sintática”. Idealizada e desenvolvida pela professora de Língua Portuguesa Elizane Lessa, a atividade pretendeu estimular e simplificar o aprendizado do termo sintático predicativo do sujeito, com poesia e ludicidade.

O projeto surgiu a partir da necessidade de novos métodos de ensino para a turma, que estava apresentando algumas dúvidas em relação ao emprego do termo.  Então, depois de aprenderem da forma convencional o predicativo de sujeito, os alunos foram apresentados às poesias concretas. A partir dessa etapa, puderam interpretar as características básicas desse modelo de texto e as possibilidades de construção de texto. Organizaram-se em grupos e elaboram obras que reuniam os dois temas.

Os trabalhos, que foram apresentados e expostos no mural da sala, tiveram como objetivo desenvolver uma linguagem mais literária e, principalmente, reconhecer a importância do predicativo do sujeito para as construções textuais.

“Sempre que o aluno é instigado a apresentar seu conhecimento, através de algum exercício lúdico, ele cria meios para transformar seu aprendizado em uma atividade prazerosa. Nesse tipo de trabalho, os alunos observaram, compreenderam, refletiram, criticaram e produziram instrumentos necessários para serem responsáveis e autônomos”, explicou a professora Elizane.

E o resultado superou as expectativas. Com muita criatividade, os alunos surpreenderam com poesias muito bem elaboradas. Augusto de Almeida, André da Costa e Felipe Bastos produziram um poema destaque na turma (foto). Devido ao sucesso da atividade, ela agora será levada para as demais turmas do 7º ano.