20/06/2017

Ciranda Literária 2017

Em um giro suave e repleto de beleza, a literatura vai encantando os pequenos com toda a sua riqueza. Roda, roda, livros que passam de mão em mão, na Ciranda Literário do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) o hábito da leitura é trabalhado de forma lúdica e prazerosa. A cada semana, os estudantes escolhem um exemplar para ler em sala e/ou levar para casa e, após a leitura, o apresentam para a turma. Ao longo do ano, eles vão trocando os livros entre si, o que proporciona uma integração maior entre esses jovens leitores, além de um aprendizado mais leve e divertido.

E não há limites para a criatividade. A partir do projeto da Ciranda, as turmas do 4º ano, por exemplo, produziram fantoches inspirados em personagens e objetos dos livros escolhidos. “O objetivo da Ciranda Literária é despertar no aluno a curiosidade e o prazer pela leitura, a ampliação do vocabulário, o desenvolvimento da atenção e da capacidade de concentração, que refletem na formação de leitores críticos”, explicou Ana Claudia Perez, coordenadora do EF I. A troca dos títulos permite que todos possam ler diversas obras, conhecer gêneros literários variados e diferentes escritores.