26/05/2017

Entre máscaras e emoções (9º ano)

O projeto “Entre máscaras e emoções: a importância do respeito, do diálogo e do autoconhecimento ao longo da infância e da adolescência” foi desenvolvido com as turmas do 9º ano, durante o mês de maio. Idealizado e produzido pela professora de Redação Talita Rosetti, o trabalho consistiu em estimular os alunos a refletirem sobre práticas, comportamentos, escolhas e influências presentes na juventude, por meio de alguns recortes do documentário “The Mask You Live In”, de Jennifer Siebel Newsom.

O modo pelo qual o adolescente busca entender seus sentimentos é determinante para seu convívio com o outro, seja no ambiente escolar ou em sociedade. E a percepção da necessidade cada vez maior de se valorizar, estimular e trabalhar habilidades socioemocionais, no ambiente escolar, foi a principal motivação para a elaboração do projeto. Diante disso, a atividade pretendeu encorajar a liberdade de expressão das emoções, sem julgamentos; ressaltar a importância de compreender a si e o próximo, sem visões preconceituosas; e estimular o respeito entre meninos e meninas.

A partir da reflexão sobre o documentário, o trabalho teve não só objetivos didáticos, como o de estimular os estudantes a assistirem a um gênero cinematográfico pouco disseminado nessa faixa etária, mas também objetivou melhorar o relacionamento entre eles, propondo um diálogo sobre hábitos ofensivos que geram insegurança e repensando caminhos para a diminuição de preconceitos, de diversas naturezas. A atividade estimulou nossos jovens a buscarem uma mudança de postura diante de problemas graves como homofobia, violência contra a mulher e abuso infantil, e discutiu o impacto e a influência das mídias sobre os adolescentes.

Depois de assistirem a “The Mask You Live In”, os estudantes produziram cartazes que respondiam aos questionamentos levantados pelo filme e se apresentaram, em sala de aula, abrindo um debate com os colegas. Como culminância, os discentes produziram textos, no formato de carta argumentativa (teoria aprendida no segundo trimestre). Os trabalhos estão expostos na Biblioteca do Ensino Fundamental.