12/05/2017

Dia da Matemática é celebrado com minicursos

Para comemorar o Dia da Matemática (06 de maio), o La Salle Abel recebeu, nessa data, mais uma etapa do evento “Matemática em Niterói”. Ao todo, 15 atividades entre minicursos, palestras e oficinas foram oferecidas, gratuitamente, a 120 licenciandos e docentes de todas as áreas dos Ensinos Fundamental e Médio, de Niterói e cidades vizinhas, por pesquisadores de renomadas instituições como Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Estadual Paulista (UNESP).

“Por meio das atividades oferecidas, mostrou-se a interdisciplinaridade da Matemática com as mais diversas áreas como Artes, Filosofia e Língua Portuguesa. Além disso, também foi possível conhecer um pouco mais sobre pesquisas matemáticas do meio acadêmico, ligadas à educação básica. Tivemos uma adesão bem grande, o que fez de mais esse evento um sucesso!”, destacou a professora Paula Monteiro, coordenadora do “Matemática em Niterói”.

E a próxima atividade prevista para este ano será no dia 23 setembro, quando algumas das escolas parceiras organizadoras abrirão suas portas ao público para oferecer atividades gratuitas à comunidade em geral como oficinas, sessões de Cineclube, palestras, além do Museu Interativo de Educação Matemática do Laboratório de Ensino de Geometria – LEG (prof.ª Ana Kaleff) e do Laboratório Sustentável de Matemática (prof.ª Daniela Mendes).

O evento “Matemática em Niterói” é chancelado pelo Biênio da Matemática Brasil 2017-2018, apoiado pelo Instituto de Matemática e Estatística da UFF (IME-UFF), e organizado por quatro instituições de ensino da cidade: Associação Educacional Miraflores, Colégio La Salle Abel, Colégio Pedro II – Campus Niterói e Fórum Cultural CELART. Para mais informações acesse http://www.matematicaemniteroi.com.br/.