03/04/2017

CINEMABEL

Fruto de uma parceria entre o Colégio La Salle Abel e a Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (ESPM), o projeto de produção cinematográfica “CINEMABEL” acaba de ser lançado para os estudantes do 2º ano do EM, com o objetivo contribuir para uma reflexão sobre a linguagem e a gramática audiovisual, além de possibilitar a expressão dos nossos jovens na produção de sentidos. Esse é mais um projeto inovador que, ao lado do “UNIVERSITARDES” e do “RUMO ÀS UNIVERSIDADES”, visa tornar ainda mais robusto o desenho de nosso Ensino Médio.

“É um projeto piloto, voltado somente aos alunos do 2º ano do Médio, pois eles já trabalharam com elementos conceituais do cinema no ‘UNIVERSITARDES’, ao longo do 1º ano. Mas a nossa ideia é expandi-lo para outros anos de escolaridade, nas próximas edições”, explicou o coordenador do EM, Wendel Freire, responsável pelo projeto juntamente com o professor de Literatura e Cinema, Carlos de Aquino.

Entre os meses de abril e setembro, os estudantes inscritos no “CINEMABEL” participarão de oficinas de produção, roteiro (ficção e documentário), som e edição (teoria e prática), realizadas não apenas no Laboratório de Tecnologia do próprio colégio, como nas ilhas de edição da ESPM.

“A equipe da faculdade participará de todas as etapas do projeto, juntamente com o professor Carlito. Os docentes de lá darão subsídios teóricos e práticos para que nossos alunos produzam filmes com altíssima qualidade. E na última etapa, a ESPM abrirá as portas de seu laboratório para que nossos alunos editem seus filmes em equipamentos de ponta”, revelou Wendel Freire.

A culminância do “CINEMABEL” será a exibição de todos os curtas, entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, para uma comissão julgadora composta pelo coordenador de Cinema, Audiovisual e Jornalismo da ESPM, Pedro Curi; pela professora de Literatura do Ensino Médio Mônica Mançur; pelo pesquisador do Núcleo de Arte e Cultura do Unilasalle-RJ, Rodrigo Monteiro; além dos idealizadores, Wendel Freire e Carlos de Aquino. O júri escolherá as melhores produções cinematográficas de cada categoria (Ficção e Documentário), que serão premiadas durante uma cerimônia marcada para o dia 20 do mesmo mês.