31/03/2017

Repórter por um dia

Luz, câmera, ação... Estudantes do 9º ano do Fundamental vivenciaram a experiência de produzir um telejornal, a partir de notícias de nossa cidade, da própria escola e ainda sobre o livro paradidático “A passageira 45”, de Luís Eduardo Matta. O projeto “A escola e a cidade como fábricas de notícia”, idealizado pelas professoras de Língua Portuguesa e Redação, Elizane Lessa e Talita Rosetti, e realizado durante os meses de fevereiro e março, teve como principais objetivos aproximar os alunos do modelo de texto estudado (notícia); fazer com que utilizassem uma linguagem mais formal e objetiva; orientá-los a formular textos mais concisos; além de auxiliá-los no desenvolvimento da oralidade, a partir de um texto escrito, e na percepção de possíveis situações-problema.

“Sempre que o aluno é instigado a apresentar seu conhecimento através de algum exercício lúdico, ele cria meios para transformar seu aprendizado em uma atividade prazerosa. E, com esse tipo de trabalho, o jovem observa, compreende, reflete, critica e produz instrumentos necessários para ser responsável e autônomo”, ressaltou Elizane Lessa.

E o resultado de toda criatividade e empenho de nossos adolescentes foi apresentado durante as aulas, para as professoras e os colegas de turma, gerando um envolvimento coletivo. “Normalmente, alunos que gostam de trabalhar com edições ou gostam de atuar curtem fazer trabalhos dessa natureza. É uma forma de exercitar a linguagem de outras formas. Requer preparação e comprometimento”, destacou Talita Rosetti.