30/11/2016

Estudante do EM lança seu primeiro romance

De leitora à escritora. Aos 15 anos, a aluna do Ensino Médio Giovana Erthal Campos, apaixonada por literatura, acaba de lançar seu primeiro romance, “Tudo mudou”, disponível como livro físico e digital no site de autopublicação Clube de Autores. Em entrevista ao setor de Comunicação e Marketing do La Salle Abel, a jovem escritora falou sobre essa experiência e revelou alguns projetos para o futuro. Confira:

Comunicação e Marketing: Como surgiu a ideia de escrever esse livro?

Giovana Erthal: Eu comecei a escrever depois que terminei de ler um livro, que eu amei, e eu queria ter a minha própria história. Queria criar personagens, escrever situações, construir um universo paralelo à minha vida. Eu queria sentir todo o poder que cabe ao escritor, podendo moldar a vida daqueles personagens e dar a eles o final que você acha que eles merecem ter. É o meu primeiro livro e não será o último.

Comunicação e Marketing: Você sempre gostou de escrever?

Giovana Erthal: Eu sempre escrevi muito. Desde pequena, já juntava meus textinhos, grampeava e dizia que eram livros, mas só percebi que é o que gosto de fazer quando fiz parte da Academia de Letras La Salle Abel (ALLA), com a professora Marileide Meneses. Foi ali que notei o quão me faz bem escrever, como me sinto leve e feliz fazendo aquilo.

Comunicação e Marketing: Qual o enredo do livro?

Giovana Erthal: O livro fala sobre o romance entre Ned Foster, um menino tímido, mas brincalhão, que acaba de se mudar para Lincoln, e Chloe Martin, uma menina extrovertida e determinada que sempre luta pelo que quer e pelo que ela acha correto. Os dois acabam construindo uma amizade muito forte e sincera que não agrada a todos. John é um dos infelizes com essa relação, pelos motivos explicados no livro, e faz de tudo para separa-los.

Comunicação e Marketing: Como foi o processo de escrita?

Giovana Erthal: Levei cerca de sete meses escrevendo esse livro. Não tive pressa para escrevê-lo. Eu ficava semanas sem escrever, se eu não conseguisse pensar em um conteúdo bom o suficiente. Acho que foi por isso que levei todo esse tempo, mas aprendi muito também. Além da parte de gramática, pude aprender sobre pessoas, lugares, tudo que usei no livro.

Comunicação e Marketing: Quais seus objetivos com a publicação?

Giovana Erthal: Nunca procurei lucrar com esse livro, até por isso a taxa que eu recebo pelos livros vendidos é muito pequena. Eu só quero que as pessoas leiam e me deem um retorno. Queria saber se a minha escrita agrada, se o meu enredo cativa o leitor, se eu tenho algum talento para isso. O meu principal objetivo sempre foi saber se eu consigo emocionar, alegrar, divertir e entusiasmar qualquer um que parasse para ler o meu livro.

Comunicação e Marketing: Você pretende seguir carreira nessa área?

Giovana Erthal: Ainda não sei o que quero cursar. Já pensei em fazer Jornalismo e continuar escrevendo livros desse tipo, mas não tenho certeza se é isso que quero mesmo.

Comunicação e Marketing: Além de escritora, você também é uma atleta lassalista?

Giovana Erthal: Faço basquete há quatro anos e só tenho a agradecer a todas as jogadoras que fazem parte da minha vida, ao meu treinador Gustavo, que vem me ajudando muito na divulgação desse livro, e à minha antiga treinadora Solange, que não pôde estar conosco este ano, mas que sempre significará muito para mim.

Comunicação e Marketing: Que recado gostaria de deixar para seus familiares, amigos e demais leitores?

Giovana Erthal: Eu só gostaria de agradecer a todos que um dia me apoiaram nesse sonho e que compartilharam comigo dicas, mensagens de motivação. E um gigantesco OBRIGADA aos que leram meu livro. O segundo livro já está em andamento!