23/11/2016

Pastoral

Curso Crescer (2ª etapa)

Com o objetivo formar missionários e voluntários para atuar em Missões Jovens e Projetos Sociais, integrantes da Equipe de Jovens Missionários Lassalistas (“Panela Velha”), juntamente com a Equipe Provincial de Pastoral da Província, realizaram, em 2016, o Curso de Formação Integral Lassalista – Crescer, dividido em duas etapas.

A primeira ocorreu entre os dias 27 e 31 de julho, no Centro de Pastoral La Salle, em Canoas/RS. E a segunda etapa do curso, a Missão Jovem, na qual nossos estudantes participaram de uma atividade de inserção social, vinculada a uma obra Lassalista, a partir da proposta “crescer para o serviço”, foi realizada entre os dias 10 e 13 de novembro, no bairro Arroio da Manteiga, em São Leopoldo (RS).

Novamente representando o Colégio La Salle Abel (Niterói/RJ), quatro estudantes do Ensino Médio participaram do curso, acompanhados pelo agente da Pastoral Breno Marinho. Confira o que alguns deles relataram sobre essa experiência:

“CRESCER - Curso de Formação Integral Lassalista. Mas não apenas isso! Participar desse curso foi também, para mim, uma experiência em que pude refletir sobre quem sou eu no mundo. O curso CRESCER, ao longo de seus nove dias, divididos entre julho e novembro de 2016, me possibilitou compreender quem sou eu em minha mais pura essência, quem sou eu na vida partilhada com o próximo e quem sou eu em uma sociedade em constante mudança. O curso me permitiu viver, sem dúvidas, dias inesquecíveis, em que pude compartilhar pensamentos com pessoas até então desconhecidas, criar amizades e, com esses novos amigos, sair em missão para ajudar uma comunidade que tanto precisa de nós. Saio desse curso renovada e certa de que a vida de pastoral é uma vocação na qual me encontrei.”

Beatriz Giacoia Gripp

(Aluna do 3º ano do EM, turma D)

“No curso Crescer, não apenas tive a oportunidade de crescer para mim, mas também para os outros. Vivenciei realidades que antes apenas havia escutado e quando finalmente as vi, percebi que realmente não quero ou posso ficar parado diante delas! Aprendi coisas que deveriam ser tão óbvias, mas que ficam escondidas atrás de certas inseguranças ou, até mesmo, do conforto. Sem dúvida, foi a melhor experiência que já vivi dentro da Pastoral e também fora dela, por isso, só tenho a agradecer por poder ter representado o La Salle Abel nesse curso.”

João Victor Araújo

(Alunos do 2º ano do EM, turma E)

O Crescer, para mim, foi a coisa mais incrível que eu já fiz na vida. Esse curso me proporcionou momentos maravilhosos, com pessoas maravilhosas. Nele, eu pude evoluir muito como pessoa, e tenho certeza que voltei para casa muito melhor do que era. Eu gostei muito da missão! Nela, tive um choque enorme de realidade e senti uma felicidade sem tamanho quando ajudei os que mais necessitavam. Dormir na casa de famílias da comunidade foi uma ótima proposta do curso, pois eu pude criar laços com novas pessoas, podendo conhecê-las melhor. Eu não tenho palavras para descrever o pessoal do ‘Panela Velha’, só tenho uma enorme gratidão por tudo que eles fizeram. Agradeço também ao meu grupo de Pastoral e aos meus assessores, que confiaram em mim. Principalmente ao Breno, que me acompanhou nessa caminhada e somou muito no meu crescimento.”

João Pedro Chaussé Aguiar dos Santos

(Aluno do 2º ano do EM, turma D)