28/10/2016

Projeto “Ética, Saúde e Cidadania” (EM)

De olho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), marcado para os dias 05 e 06 de novembro, estudantes do EM participaram, entre os dias 24 e 26 de outubro, do Projeto “Ética, Saúde e Cidadania”, organizado pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE) e realizado no auditório desse segmento.  Nos três dias, foram organizadas mesas de debates, com profissionais convidados, sobre temas variados que podem ser abordados no ENEM 2016.

A primeira mesa contou com a presença do psicopedagogo e professor da UFF Eugênio Cunha, que falou sobre "Inclusão: Um olhar sobre o diferente" e apresentou aos alunos alguns direitos das pessoas com deficiência, com base na Lei Brasileira de Inclusão. A mesa teve como mediadora a professora Michele Azambuja.

Já no segundo dia, o tema “Educação Financeira: Economia e Consumo” foi abordado pelo consultor em finanças e professor do Unilasalle-RJ Diogo Robaina, sob mediação do docente Paulo Marcio Sias. O palestrante convidado falou sobre as melhores formas de investimentos, além de explicar a taxa SELIC e suas variações diárias. Robaina foi acompanhado por universitários da Empresa Junior do Unilasalle.

No terceiro e último dia do projeto, a convidada foi a nutricionista Andréia Meireles, especializada em Terapia Nutricional, que falou aos estudantes sobre “Alimentação Saudável: Mitos e verdades”. A mesa contou com a mediação da professora Marileide Menezes. Na ocasião, a convidada alertou nossos jovens sobre dietas feitas sem acompanhamento médico e falou da importância de se alimentar bem, diariamente.

Ao fim de todas mesas, foram abertas rodadas de perguntas, nas quais os alunos puderam tirar suas dúvidas e dar opiniões sobre os temas abordados.