17/10/2016

I Bienal de Matemática da UFF

Desenvolvido com alunos de 2º, 3º, 6º e 7º anos do Fundamental, durante as Oficinas Extraclasse de Matemática, com a prof.ª Paula Monteiro, o projeto “Simetria com os super-heróis” foi selecionado como Comunicação (Relato de Experiência) para a I Bienal de Matemática da UFF / VIII Semana de Matemática da UFF 2016 (http://www.ime.uff.br/semana2016/), que acontecerá no próximo dia 20, no Instituto de Matemática da Universidade Federal Fluminense, no campus do Gragoatá.

Baseado no artigo “Construindo o conceito de simetria axial” (Kaleff, A. M.), o projeto teve como objetivo desenvolver os conceitos geométricos de pontos simétricos e de transformação geométrica, denominada simetria axial plana. Com o tema “super-heróis”, a atividade, aplicada em uma escala crescente de dificuldade, tornou-se mais dinâmica e motivadora, despertando o interesse nos alunos do EF.

Os trabalhos realizados pelos estudantes, durante todo o mês de maio, e expostos em nossa escola no mês seguinte, agora serão apresentados para o público universitário.