06/10/2016

Aluno inteligente, cidadão consciente

As eleições municipais motivaram a realização do projeto “Aluno inteligente, cidadão consciente”, na Oficina de Textos da professora Elizane Lessa, destinada a alunos do 2º ao 5º ano do EF. De forma lúdica, os estudantes debateram sobre os principais problemas que afetam nossa cidade, sobre as funções de um prefeito, sobre o que é uma plataforma política e sobre o voto consciente.

A atividade, que possibilitou uma ampla discussão acerca da cidadania, também foi uma excelente oportunidade para analisar as propostas dos candidatos, os desafios e as possíveis soluções, aos olhos de nossos pequenos cidadãos. “É preciso ensinar a votar; por isso, desde pequenos, os alunos são incentivados a participar do momento político em que a comunidade está passando. É importante que o aluno se reconheça como agente multiplicador e transformador da sociedade”, destacou Elizane.

Divididos em partidos (criados pelos próprios alunos), eles escolheram seus cargos entre prefeito, vice e vereadores, apresentaram suas propostas de campanha, com direito a cartazes, santinhos, jingle e até propaganda na TV, e participaram de uma eleição simulada com uma réplica da urna eletrônica. “Após a contagem dos votos, o partido vencedor fez um discurso, agradecendo a confiança e reforçando o compromisso de cumprir as promessas de governo, para uma cidade melhor”, explicou a professora.