03/10/2016

Ensino Fundamental II

Com a Química tudo se transforma

Um show de cores, aromas e texturas, a partir da mistura das mais variadas substâncias, está roubando a cena no Laboratório de Química, durante as aulas da atividade extraclasse, voltada para alunos do 9º ano e ministrada pelo prof. Alexandre Reis. Conheça então alguns dos experimentos que estão encantando nossos estudantes:

Produção de amaciante caseiro

Sabe aquele pedaço de sabonete que não conseguimos mais utilizar e acabamos jogando fora? Com uma das técnicas propostas aos alunos foi possível reaproveitar esse material na produção de um amaciante caseiro para roupas. Economia e reaproveitamento em destaque!

Produção de gás hidrogênio

Imaginem um combustível que pode ser produzido facilmente, que sua combustão produz energia capaz de movimentar um veículo, e que ainda libera como produto o vapor d’água (não poluente). Parece um sonho? Mas não é! Nossos alunos produziram o gás hidrogênio, um combustível limpo, e de forma bastante simples.

Produção de sabão a partir de óleo usado

Outro experimento no qual o conceito de reaproveitamento de material foi explorado consistiu na produção de sabão. O óleo de cozinha usado deixou de ser um problema, pois a partir dele foi possível produzir um sabão para roupas, por meios de uma técnica bem fácil. E nossos alunos aprovaram a ideia.

Entre tantos outros experimentos...