30/09/2016

Ensino Fundamental I

Pequenos lassalistas conhecem a Galeria La Salle

Pequenos lassalistas conhecem a Galeria La Salle

Por Luiza Gould

Assessora de Comunicação do Unilasalle-RJ

 

“Em um dia, muita coisa aprendi. Com meus amigos eu brinquei e com meus amigos me diverti”. Os versos vêm da criatividade do poeta Nicolas Pietro Athayde Silva, do 4º ano H, e fecham com chave de ouro duas datas em que o Unilasalle-RJ abriu suas portas para nossas crianças. As oito turmas do 4º ano conheceram, nos dias 27 e 28 de setembro, as exposições em cartaz na Galeria La Salle, como atividade complementar aos conteúdos trabalhados em sala de aula. O objetivo principal era apresentar a eles a mostra “Água Doce”, na qual o fotógrafo Ricardo Siqueira compartilhou seu olhar de 12 cachoeiras do Estado do Rio.

“A mostra tem relação com o que eles discutiram em sala. Trabalhamos com a importância dessa água, com o prejuízo sofrido a partir da ação humana. Desta forma criamos um link entre o conteúdo e a arte, valorizada no Abel desde os primeiros anos”, explica Adriana Seabra. A coordenadora do EF I acompanhou de perto as visitas, assim como professores, orientadores do SOD e do SOE.

Na passagem pela Galeria, porém, as crianças fizeram mais do que apreciar as obras. Com um mapa, Angelina Accetta, responsável pelo Núcleo de Arte e Cultura La Salle, estabeleceu conexões entre as cachoeiras e suas localidades, abordando pontos como o aquecimento global. Também partiu dela uma aula de origamis, da qual os pequenos saíram levando pássaros de papel. Outra experiência veio da mostra “Arte sem Barreiras”. A exposição integra a campanha Setembro Verde, que faz um apelo à inclusão social. De olhos vendados, cada aluno pôde tocar as esculturas de Rodrigo Saramago enquanto o colega, ao lado, descrevia as peças de barro, nas temáticas mística e sacra.

Para Angelina, receber os alunos do La Salle Abel reforça o “papel da Galeria e do Unilasalle-RJ de estender o conhecimento para além da comunidade acadêmica”. A coordenadora do espaço ainda citou o diferencial de mostras como “Água Doce”: “Incluir o tema meio ambiente nos currículos significa permear toda a prática educacional considerando os aspectos físicos e biológicos mas, principalmente, a interação do ser humano com a natureza, por meio de suas relações sociais, do trabalho, da ciência, da arte e da tecnologia. As fotografias do Ricardo nos dão a oportunidade de discutirmos estas questões a partir das nascentes de diferentes rios”.

Ao término da visita na tarde da última quarta-feira, outros depoimentos se juntaram à poesia de Nicolas Pietro, quando foi pedido aos alunos que deixassem suas impressões da atividade. “A gente tem mesmo que cuidar da natureza”, afirmou Luca Soares Keller Bueno, do 4º D. Luiza Mendes de Almeida (4º F) opinou ser “a natureza uma forma de embelezar a vida”, ao que a amiga Olivia Marcolini Monteiro de Castro Araújo e Souza (4º D) completou: “Hoje aprendi muito mais sobre o meio ambiente”. Adriana Seabra vibrou com cada comentário dos estudantes. “Precisamos tirar os alunos da sala de aula, acredito nesta Educação mais movimentada, temos que valorizar a cultura promovida dentro da nossa instituição”, comemorou antes do retorno à escola. 

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