30/08/2016

Refletindo sobre a importância da inclusão

Falta apenas uma semana para o início dos Jogos Paralímpicos – Rio 2016, mas a garotada do 7º ano já entrou no clima, durante aulas de Redação, com as professoras Cilene Luongo, Karine Aragão e Talita Rosetti. A partir da leitura do livro paradidático “Estrelas Tortas”, de Walcyr Carrasco, os alunos refletiram sobre o tema Deficiência e Inclusão no Brasil. A obra narra a história de uma adolescente que, após um acidente de carro, enfrenta muitas transformações, pois perde o movimento das pernas e torna-se cadeirante.

Estimulados, aula a aula, também por meio de vídeos e cartilhas sobre o assunto, nossos jovens conscientizaram-se sobre a importância de incluir pessoas com deficiência não só nas escolas, mas também no mercado de trabalho e nos ambientes de lazer – garantindo seus direitos, suas prioridades e seu lugar no mundo.

Os alunos puderam tirar suas dúvidas e fazer relatos sobre suas vivências. Debateram sobre a importância da amizade e do apoio à pessoa com deficiência, compreendendo como ambos os envolvidos nessa relação têm a ganhar com essa troca.

Durante as conversas em sala, foi destacado o fato de que em nossa escola temos, não só alunos, mas também funcionários com deficiência e isso é muito positivo para que, desde cedo, crianças e adolescentes possam perceber que a inclusão é possível, em diversos níveis.

Muitos jovens ficaram emocionados ao assistirem aos vídeos e debaterem o assunto e, ao término das atividades, disseram ter sido uma experiência nova e muito boa.