28/06/2016

Projeto Leitura para as turmas do 6º ano

Engana-se quem pensa que as aulas de Redação são momentos dedicados somente à prática da escrita. Desenvolvido pelos professores Ana Claudia da Conceição Barcellos, Aurélio Mathias dos Santos e Maria de Fátima Menezes Nevares, com as turmas do 6º ano (EF II), o Projeto Leitura está trabalhando com o livro “Sabor de Vitória”, de Fernando Vaz, da Editora Saraiva, e despertando um grande interesse por parte dos estudantes.

Na história, o personagem Delém gosta muito de futebol e, com outros garotos, resolve formar o Esporte Clube Jardim. Depois de muito treino, o time começa até a participar de campeonatos. Delém é o destaque, jogando cada vez melhor. Um dia, para matar uma jogada do time adversário, Delém comete uma falta dura em Zito, que se machuca feio. A vitória está garantida, mas o incidente fica no coração de Delém por muito tempo, pois ele se depara com a triste situação de um menino negro, de periferia, que pode ter que abandonar a grande chance de mudar sua vida.

Segundo os alunos, “a escolha desse livro foi muito boa, pois estamos trabalhando com a cultura afro-brasileira, às vésperas das Olimpíadas”, destacou o grupo.

E não vai faltar assunto para discussões nas próximas aulas de Redação!